Banner Portal
A problematização e as pesquisas educacionais: sobre um gesto analítico foucaultiano
PDF

Palavras-chave

Michel Foucault. Problematização. Pesquisa Educacional

Como Citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. A problematização e as pesquisas educacionais: sobre um gesto analítico foucaultiano. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 195–219, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i2.8637554. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637554. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo busca apresentar o conceito de problematização, tal qual elaborado pelo filósofo francês Michel Foucault, bem como pensar seu potencial interesse para os pesquisadores do campo educacional. Valendo-nos das leituras empreendidas por James Marshall sobre tal noção, argumentamos que tal conceito possibilitaria fomentar uma espécie de revitalização das pesquisas desenvolvidas na área, mormente aquelas filiadas ao diapasão teórico foucaultiano. Não se trata apenas de empreender uma discussão conceitual, mas de retomar uma atitude investigativa foucaultiana passível de ser sintetizada no dito: “tornar difíceis os gestos fáceis demais” (Foucault, 1994, p.179).
https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637554
PDF

Referências

AQUINO, Júlio Groppa. “A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico”. Revista Brasileira de Educação, v. 18, 2013, p. 301-324.

AQUINO, Júlio Groppa. O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano. Pró-Posições, Campinas, v. 25, 2014, p. 83-101.

CASTRO, Edgar. Vocabulário Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2010

CORAZZA, Sandra. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 3.ed. Florianópolis; São Paulo: Cortez, 2012, v. 1, p. 355-370.

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesia. In: Prometeus: filosofia em revista, Brasília, n.6, v.13, edição especial. 2013.

FOUCAULT, Michel. Est-il donc important de penser?. In: FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994, vol. IV, p. 178-182

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FOUCAULT, Michel. “Polêmica, política e problematizações”. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p.225-233.

FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética: um resumo do trabalho em curso. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos X: Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p.214-237.

GANDIN, L. et al. “Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – entrevista com Tomaz Tadeu da Silva”. In: Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14. Jan-jun/2002.

MARSHALL, James. Problematization or methodology. In: SMEYERS, Paul; DEPAEPE, M. Educational Research: why “what work’s” doesn’t work. London: Springer, 2006. pp. 81-94.

MARSHALL, James. Michel Foucault: personal autonomy and education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996.

MARSHALL, James. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M.A.; BESLEY, T. (orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

RESENDE, Haroldo (org.). Michel Foucault: transversais entre educação, filosofia e história. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GARCIA, Maria Manuela Alves. Pedagógicas Críticas e Subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VINCI, Christian F.R.G. “Michel Foucault: a genealogia, a história, a problematização”. In: Prometeus: filosofia em revista, Brasília, v.7, n.15, 2014. p. 103-123.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.