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Catarse: aproximações conceituais com o ensino da arte
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Palavras-chave

Arte. Catarse. Educação

Como Citar

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Catarse: aproximações conceituais com o ensino da arte. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 79–113, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i3.8642032. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8642032. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre essas questões ao revisitar o conceito de catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, Lukács. Busca relacionar as ideias desse esteta húngaro ao campo da educação e, principalmente, ao ensino da arte.
https://doi.org/10.20396/rfe.v7i3.8642032
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