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Apontamentos filosóficos para uma análise do esporte moderno: desdobramentos para a Educação Física
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Palavras-chave

Materialismo histórico-dialético. Esporte Moderno. Educação Física Escolar

Como Citar

SILVA, Matheus Bernardo. Apontamentos filosóficos para uma análise do esporte moderno: desdobramentos para a Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 139–169, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i3.8642034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8642034. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Tem-se como objetivo analisar o esporte moderno, compreendendo que o mesmo é um dos conteúdos que compõe o objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Para essa análise utilizou-se como aporte teórico o materialismo histórico-dialético, realizando um aprofundamento das categorias objetivação, apropriação, humanização e alienação. Com base nessas categorias conclui-se que o esporte moderno é um fenômeno social composto por inúmeras riquezas materiais e imateriais produzidas pelo ser humano no decorrer da história. Entretanto, no âmbito do modo de produção capitalista, essas riquezas são expropriadas dos seres humanos e esse fenômeno social, por sua vez, assumi um caráter alienador.

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i3.8642034
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