Ensino de Filosofia na educação infantil

Autores

  • Robson Gabioneta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645919

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Crianças de 2 a 6 anos

Resumo

Neste texto relato minha experiência de um pouco mais de um mês como professor de Filosofia para o ensino infantil (alunos de 2 a 6 anos) de um colégio particular de Campinas. Entre os parâmetros que me guiaram, destaco o autoconhecimento, que constituiu o primeiro bloco de aulas no qual trabalhei. Com essa preocupação, escolhi alguns textos da história da Filosofia, entre eles a Apologia e o Alcebíades de Platão e a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Gabioneta, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Filosofia pela Unicamp

Referências

BOLZANI, Roberto Filho. Ensaios sobre Platão. São Paulo: USP, 2013 (tese de livre docência).

FRANZ, Marie-Louise Von. A sombra e o mal nos contos de Fada. Trad. Maria C. Penteado Kujawski. São Paulo: Paulus, 2002.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GABIONETA, R. Um estudo sobre o sofista Protágoras nos diálogos de Platão. Campinas: Unicamp, 2004 (Dissertação de Mestrado em Filosofia).

MATOS JUNIOR, Fabio Amorim. O tratamento da impiedade no contexto dramático do ‘Eutifron’: um pastiche das ‘Nuvens’ como extensão da ‘Apologia de Sócrates’. Campinas: Unicamp, 2013 (tese de doutorado).

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Andre Malta. São Paulo: L&PM, 2008.

PLATÃO. Alcebíades. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. da Universidade do Pará, 1973.

PLATÃO. Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. da Universidade do Pará, 1973.

VIGOTSKY, L. S.. A formação da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. Jose Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

GABIONETA, R. Ensino de Filosofia na educação infantil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 254–269, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8645919. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645919. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

Relator de Experiências