Resumo
Neste texto relato minha experiência de um pouco mais de um mês como professor de Filosofia para o ensino infantil (alunos de 2 a 6 anos) de um colégio particular de Campinas. Entre os parâmetros que me guiaram, destaco o autoconhecimento, que constituiu o primeiro bloco de aulas no qual trabalhei. Com essa preocupação, escolhi alguns textos da história da Filosofia, entre eles a Apologia e o Alcebíades de Platão e a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault.Referências
BOLZANI, Roberto Filho. Ensaios sobre Platão. São Paulo: USP, 2013 (tese de livre docência).
FRANZ, Marie-Louise Von. A sombra e o mal nos contos de Fada. Trad. Maria C. Penteado Kujawski. São Paulo: Paulus, 2002.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GABIONETA, R. Um estudo sobre o sofista Protágoras nos diálogos de Platão. Campinas: Unicamp, 2004 (Dissertação de Mestrado em Filosofia).
MATOS JUNIOR, Fabio Amorim. O tratamento da impiedade no contexto dramático do ‘Eutifron’: um pastiche das ‘Nuvens’ como extensão da ‘Apologia de Sócrates’. Campinas: Unicamp, 2013 (tese de doutorado).
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Andre Malta. São Paulo: L&PM, 2008.
PLATÃO. Alcebíades. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. da Universidade do Pará, 1973.
PLATÃO. Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. da Universidade do Pará, 1973.
VIGOTSKY, L. S.. A formação da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. Jose Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
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