Resumo
O desafio deste trabalho será provocar o debate em torno da defesa de que a educação escolar tem possibilidades latentes para contribuir com a formação omnilateral, ainda que submetida aos ideais e condutas do sistema capitalista. Propõe-se identificar as possibilidades de se ampliar o papel da educação escolar brasileira, superando a condição inerente de reprodutora social e tornando-se promotora de uma formação omnilateral dos sujeitos. Objetivo deste trabalho é analisar o contexto atual da escola brasileira a fim de destacar os espaços contraditórios que permitam uma formação omnilateral. A metodologia utilizada contempla os pressupostos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.Referências
BARBOSA, Ricardo José Corrêa. Schiller & a cultura estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados; [Uberlandia, MG]: Universidade de Uberlândia, 1981.
HERMANN, Nadja. Ética: a aprendizagem da arte de viver. Educ.Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a0229102.pdf Acessado em: 10/06/2015.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. A educação e os desafios das novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João. [et al.]. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. – 16.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. – 2.ed. – Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a liberdade: aquele velho liberal do comunista Karl Marx. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes, 1978.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. – 4ª.ed. – São Paulo: Centauro, 2004.
NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu & a Educação. – 3.ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, Avelino da Rosa; e OLIVEIRA, Neiva Afonso. Modelos de formação humana: paideia, Bildung e formação omnilateral. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; DALBOSCO, Claudio A.; HERMANN, Nadja (Org.). Percursos hermenêuticos e políticos: homenagem a Hans-Georg Flickinger. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo; Porto Alegre: Ed. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Caxias do Sul: Ed. Universidade de Caxias do Sul, 2014.
PAULINO, Robério. Socialismo no século XX: o que deu errado? – 2ª.ed. – São Paulo: Letras do Brasil, 2010.
SAVIANI, Dermeval. O lunar de Sepé: dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
SUCHODOLSKI, Bogdan. La educación humana del hombre: de la filosofia del hombre y la civilizacón a los nuevos fundamentos pedagógicos de la época de las revoluciones. Barcelona: Laia, 1977.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.