Educação escolar brasileira e suas possibilidades latentes de contribuição à educação omnilateral

Autores

  • Alexandra Vanessa de Moura Baczinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645960

Palavras-chave:

Educação escolar. Formação humana. Omnilateralidade

Resumo

O desafio deste trabalho será provocar o debate em torno da defesa de que a educação escolar tem possibilidades latentes para contribuir com a formação omnilateral, ainda que submetida aos ideais e condutas do sistema capitalista. Propõe-se identificar as possibilidades de se ampliar o papel da educação escolar brasileira, superando a condição inerente de reprodutora social e tornando-se promotora de uma formação omnilateral dos sujeitos. Objetivo deste trabalho é analisar o contexto atual da escola brasileira a fim de destacar os espaços contraditórios que permitam uma formação omnilateral. A metodologia utilizada contempla os pressupostos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.

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Biografia do Autor

Alexandra Vanessa de Moura Baczinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, Centro de Ciencias Humanas - CCH, Curso de Pedagogia. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, Área de Filosofia, e História da Educação, Grupo PAIDEIA. Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas -UFPEL, na Linha Filosofia e História da Educação, Grupo FEPráxis.

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Publicado

2016-09-30

Como Citar

BACZINSKI, A. V. de M. Educação escolar brasileira e suas possibilidades latentes de contribuição à educação omnilateral. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 219–253, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8645960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645960. Acesso em: 28 jan. 2022.