Banner Portal
O diálogo como fundamento político da democracia
PDF

Palavras-chave

Diálogo
Democracia
Habermas

Como Citar

GOMES, Luiz Roberto. O diálogo como fundamento político da democracia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 27–43, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8646393. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8646393. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

O artigo aborda o tema do diálogo como fundamento político da democracia. Trata-se de um texto de homenagem, que procurou revisitar, no âmbito das reflexões proferidas e publicadas pelo Prof. Pedro Goergen, a temática em questão. A exposição da argumentação percorre dois caminhos: 1) a perspectiva dialógica da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e 2) o diálogo como fundamento político da democracia. O texto encerra-se com o desafio da consciência individual e coletiva, da convivência, do “entender-se”, na vida democrática. Desafio este que, segundo Goergen (2010), pode e deve ser enfrentado dialogicamente. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646393
PDF

Referências

GOERGEN, Pedro (org). Educação e Diálogo. Maringá: Eduem, 2010. 274p.

GOERGEN, Pedro (org). Ação Comunicativa, Democracia e Educação. In: SGRÓ, Margarita R. (org.) Teoría Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía. Tandil: Univ. Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2008. 469p.

GOMES, Luiz Roberto. Agir Comunicativo, Diálogo e Educação. In: GOERGEN, Pedro (org). Educação e Diálogo. Maringá: Eduem, 2010. 274p.

GOMES, Luiz Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas: Alínea, 2007. 160 p.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. v. 1. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003a. 354p.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. v. 2. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b. 352p.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Editora Taurus, 1999a. 517p.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1999b. 618p.

MÜHL, Eldon; ZUIN, Antonio S.; GOMES, Luiz Roberto (org.) Teoria Crítica, Filosofia e Educação: homenagem a Pedro Goergen. Passo Fundo: Edupf; Maringá: Eduem, 2014. 450 p.

PETERS, B. Die Integration moderner Gesellschaften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1993. 455 p.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.