Banner Portal
Fontes de conflito na Pedagogia contemporânea
PDF

Palavras-chave

Pedagogia. Formação. Conflitos pedagógicos

Como Citar

FLICKINGER, Hans-Georg. Fontes de conflito na Pedagogia contemporânea. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 44–61, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8646490. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8646490. Acesso em: 19 jun. 2024.

Resumo

O texto traz ao debate alguns aspectos elucidativos do fundo conceptual e estrutural do pensamento de Pedro Goergen relacionada ao campo triangular da ética, da política e da educação. O autor destaca os conflitos que subjazem à prática educativa e que causam tensões que dificultam o manejo dos desafios que se fazem presentes na educação atual, ponderando que tais conflitos somente perderão seu potencial perturbador se os profissionais da educação se conscientizarem da sua intromissão no espaço pedagógico. Para tanto, a Pedagogia precisa tornar-se um campo de problematização e enfrentamento das fontes desses conflitos.

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646490
PDF

Referências

BECK, Ulrich. Sociedade de risco. São Paulo: Editora 34, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. O Estado liberal e a educação superior. In: ULLMANN, R. (org.). Consacratio Mundi: Festschrift em Homenagem a Urbano Zilles. Porto Alegre: Edipucrs, 1998, p. 414-429.

LUHMANN, Niklas. Vertrauen: ein Mechanismus der Reduktionsozialer Komplexität. [Confiança: um mecanismo de redução da complexidade social]. Stuttgart: UTB, 2000.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da Sociedade Industrial – o homem unidimensional. 4.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1973.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SENNETT, Robert. A corrosão do caráter – consequênciais pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1999.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.