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A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade
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Palavras-chave

Filosofia da Educação. Hermenêutica. Pedro Goergen

Como Citar

SEVERINO, Antonio Joaquim. A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 7–26, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8647062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647062. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O ensaio apresenta as grandes linhas do pensamento filosófico-educacional do Pedro Goergen, defendendo a posição de que ele pratica a Filosofia, em geral, e a Filosofia da Educação, em particular, como uma  hermenêutica sustentada por reflexão rigorosa e crítica sobre a dimensão sociocultural, na perspectiva longitudinal do tempo histórico, abordando os contrapontos, as rupturas e continuidades, particularmente entre a modernidade e a pós-modernidade. Procede a um diagnóstico da profunda crise, de natureza ética e política,  da civilização atual, sempre seguido da enunciação da necessidade e da possibilidade de superação da mesma, tarefa que vê como necessário compromisso da Filosofia.
 

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647062
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