Banner Portal
Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Formação humana. Pedro Goergen

Como Citar

CENCI, Angelo Vitório; DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 141–167, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8647118. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647118. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho leva adiante uma reflexão sobre educação superior e formação humana, mos­trando que elas se encontram profundamente imbricadas no pensamento de Pedro Goergen. Pretende-se mostrar como o conceito de formação humana constitui a base normativa de suas reflexões sobre a educa­ção e, especificamente, sobre o ensino superior. Por essa razão, part­e-se do diagnóstico de Goergen sobre o ensino superior e recorre-se ao seu conceito de formação hu­mana para reconstruir o modo como ele o ancora na tradição filosófica e pedagógica ocidental e, sobretudo, na teoria social crítica contemporânea.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647118
PDF

Referências

APEL, K-O. Das Apriori der Kommunikationsgemeinschaft und die Grundlagen der Ethik. In: Transformation der Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1999, (Bd.II).

ARENDT, H. Zwischen Vergangenheit und Zukunft. München: Piper, 1994.

BERNSTEIN, R. J. El abuso del mal. La corrupción de la política y la religión desde el 11-9. Buenos Aires: Katz, 2006.

BRANDT, R. Wozu noch Universitäten? Ein Essay. Hamburg: Meiner, 2011.

DE WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: a historical, comparative, and conceptual analysis. Westport: Greenwood Press, 2002.

GOERGEN, P. L. Pós-modernidade, ética e educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

GOERGEN, P. L. Questões impertinentes para a Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, 2006, p. 589-606.

GOERGEN, P. L. Ação comunicativa, democracia e educação. In: SGRÓ, R. M. (Org.). Teoría Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia Y Ciudadanía. Tandil: UNCPBA, 2008. p. 33-72.

GOERGEN, P. L. Formação ontem e hoje. In: CENCI, A. V.; DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H. (Orgs.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 25-63.

GOERGEN, P. L. Educação superior na perspectiva do sistema e do Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, 2010.

GOERGEN, P. L. A internacionalização dos programas de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 19, n. 2, jul./ dez. 2012, p. 247-257.

GOERGEN, P. L. Ciência, ética e sociedade. In: BOMBASSARO,

L. C.; DALBOSCO, C. A.; HERMANN, N. A. Percursos hermenêuticos e políticos: homenagem Hans-Georg Flickinger. Passo Fundo: Ed. Univeridade de Passo Fundo; Porto Alegre: EDIPUCRS; Caxias do Sul: Educs, 2014, p. 477-508.

GROS, F.; LÉVY, C. (Orgs.). Foucault y la filosofía antigua. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004.

HEIDEGGER, M. Voträge und Aufsätze. Stuttgart: Klett-Cotta, 2004.

NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires: Katz Editores, 2010.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.