Banner Portal
Paideia na "lírica" grega arcaica: a poesia elegíaca e mélica
PDF

Palavras-chave

Elegia grega. Mélica grega. Paideia.

Como Citar

RAGUSA, Giuliana; BRUNHARA, Rafael. Paideia na "lírica" grega arcaica: a poesia elegíaca e mélica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 45–62, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i1.8648422. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8648422. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo trata da dimensão paidêutica da “lírica” grega arcaica em dois dos gêneros abarcados nessa designação: elegia e mélica (canção). Naquele, observamos um gênero cuja ocasião de performance prevalente era o simpósio; neste, na modalidade coral, o festival cívico-cultual. Lidamos, pois, com poesia essencialmente oral, que só existe de fato quando apresentada à audiência adequada, formada pela comunidade da polis, em diálogo que pensa, celebra, revalida seus valores e tradições, agregando à essencial função estética a paideiado homem grego. Mostram-no a elegia de Teógnis (Megara) e a canção para coro de virgens de Álcman (Esparta), dois representativos nomes em seus respectivos gêneros.
https://doi.org/10.20396/rfe.v9i1.8648422
PDF

Referências

ADKINS, A. W. H. Poetic craft in the early Greek elegists. Chicago: The University of Chicago Press, 1985, 248p.

CAREY, C. “Genre, occasion and performance”. In: BUDELMANN, F. (ed.). The Cambridge Companion to Greek lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, pp. 21-38.

CLARK, C. A. The gendering of the body in Alcman’s Partheneion 1. Helios 23, pp. 143-72, 1996.

COLESANTI, G. Questioni Teognidee. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 2011, 380p.

D’ALESSIO, G. B. Past, future and present past: temporal deixis in Greek archaic lyric. Arethusa 37, pp. 267-94, 2004.

DEL GRANDE, C. Hybris. Napoli: Riccardo Ricciardi Editore, 1947, 560p.

EDMUNDS, L. “The seal of Theognis”. In: EDMUNDS, L.; WALLACE, R. W. (orgs.) Poet, public, and performance in ancient Greece. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997, pp. 29-48.

FOWLER, R. L. The nature of early Greek lyric. Toronto: University of Toronto Press, 1987, 147p.

HERINGTON, J. Poetry into drama. Berkeley: University of California Press, 1985, 350p.

INGALLS, W. B. Ritual performance as training for daughters in archaic Greece. Phoenix 54, pp. 1-20, 2000.

LEVINE, D. B. “Symposium and the polis”. In: FIGUEIRA, T. J; NAGY, G. (eds). Theognis of Megara. Baltimore: John Hopkins University Press. 1985, pp. 176-196.

MOST, G. W. “Greek lyric poets”. In: LUCE, T. J. (ed.). Ancient writers – I. New York: 1982, pp. 75-98.

NAGY, G. “Theognis and Megara”. In: FIGUEIRA, T. J; ____. (eds). Theognis of Megara. Baltimore: John Hopkins University Press. 1985, pp. 29-85.

PAVESE, C. O. (ed., coment.). Il grande Partenio di Alcmane. Amsterdam: Adolf M. Hakkert, 1992, 106p.

RAGUSA, G. Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, 664p. (Apoio: Fapesp).

RAGUSA, G. (org., introd., trad., notas). Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013, 290p.

RÖSLER, W. Persona reale o persona poetica? QUCC 19, 131-44, 1985.

RAGUSA, G. “La raccolta di Teognide”. In: ROSCALLA, F. (ed.) L'autore e l'opera: attribuzioni, appropriazioni, apocrifi nella Grecia antica. Pise: Ed. ETS, 2006, pp. 55-67.

ROSSI, L. E. “Il simposio arcaico e classico come spettacolo a se stesso”. In: DOGLIO, F. (ed.). Spettacolo conviviali dall’ antichità classica alle corti italiani del 400. Viterbo: Centro Italiano di Studi sull’Alto Medioevo, 1983, pp. 41-50.

SACKS, D. Encyclopaedia of ancient Greek world. New York: Facts on File, 2005, 433p.

SEGAL, C. “Archaic choral lyric”. In: EASTERLING, P. E.; KNOX, B.W. (eds.). The Cambridge History of classical literature - I: Greek literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, pp. 165-201.

SISSA, G. Greek virginity. Trad. A. Goldhammer. Cambridge: Harvard University Press, 1990, 248p.

STEHLE, E. Performance and gender in ancient Greece. Princeton: Princeton University Press, 1997, 367p.

SWIFT, L. A. The hidden chorus. Echoes of genre in tragic lyric. Oxford: Oxford University Press, 2010, 472p.

TOO, Y. L. Alcman’s Partheneion. QUCC 56, pp. 7-29, 1997.

VETTA, M. “Introduzione”. In: VETTA, M. (ed.). Poesia e simposio nella Grecia antica. Bari: Laterza, 1995, pp. xii-lx.

VETTA, M. “Il simposio”. In: CAMBIANO, G. et al. (eds.). Lo spazio letterario della Grecia antica I. Roma: Salerno, 1992, pp. 177-218.

WEBSTER, T. B. L. The Greek chorus. London: Methuen, 1970, 240p.

WEST, M. L. Studies in Greek elegy and iambus. Berlin: Walter de Gruyter, 1974, 198p.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.