Resumo
Apresentam-se primeiro os antecedentes da tragédia, as suas relações com o estado ateniense e sua importância no calendário das festas oficiais e na vida política ateniense. Com as tragédias de Ésquilo Os Persas e Agamêmnon, exemplificam-se a estrutura e o conteúdo doutrinário da tragédia. Por fim, descreve-se o modo trágico de propor reflexão e de reatualizar os valores tradicionais.
Referências
CARTLEDGE, Paul. ‘Deep plays’: theatre as process in Greek civic life. In: EASTERLING, P. E. (Ed) 1ª. Greek Tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, 392.
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaireétymologique de la langue grecque.2ª. Paris: Klincksieck, 1999, 1452.
CROALLY, Paul. Tragedy’s Teaching. In: GREGORY, Justina (Ed.) Greek Tragedy. 1ª.Oxford: Blackwell, 2008, 552.
ELSE, Gerald F.The Origin and Early Form of Greek Tragedy.1ª. Harvard: Havard University Press,1967, 127.
GOLDHILL, Simon. The Great Dionysia and Civic Ideology. In: WINLER, John J.; ZEITLIN, Froma I. Nothing to Do with Dionysos? 1ª. Princeton: Princeton University Press,1992, 422.
MALTA, André. A Selvagem Perdição. 1ª. São Paulo: Odysseus, 2006, 422.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.