Banner Portal
O ser humano cultivado (pepaideumenos) em Aristóteles
PDF

Palavras-chave

Educação. Cultura. Paideia. Explicação científica. Competência crítica. Epistemologia das virtudes.

Como Citar

ANGIONI, Lucas. O ser humano cultivado (pepaideumenos) em Aristóteles. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 165–196, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i1.8648432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8648432. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Discuto a noção de educação ou cultura (paideia) envolvida na figura do ser humano cultivado (pepaideumenos), que Aristóteles apresenta no início do tratado As Partes dos Animais e em algumas outras passagens. A competência do ser humano cultivado o habilita a avaliar certo aspecto das explicações propostas em um dado domínio, sem requerer dele um conhecimento determinado sobre o assunto específico do mesmo domínio. Examino de que modo essa competência é possível e como ela se articula a outras habilidades críticas que Aristóteles geralmente associa à ciência do ser enquanto ser.

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i1.8648432
PDF

Referências

Referências bibliográficas

ANGIONI, Lucas. (1999a). Aristóteles: As Partes dos Animais, Livro I. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, vol. 9, número especial.

ANGIONI, Lucas. (1999b). “Princípio da não-contradição e semântica da predicação em Aristóteles”, Analytica, vol. 4, nº. 2, 1999b, pp. 121-58.

ANGIONI, Lucas. (2006). Introdução à Teoria da Predicação em Aristóteles, Campinas: Editora da Unicamp.

ANGIONI, Lucas. (2009). “Em que sentido a virtude moral é mais exata do que a técnica? Notas sobre Ethica Nicomachea 1106b14-16”, Dissertatio 29: 43-58.

ANGIONI, Lucas. (2014). Demonstração, silogismo e causalidade. In: Angioni, L. (ed.), Lógica e Ciência em Aristóteles, Campinas: PHI, p. 61-120.

ANGIONI, Lucas. (2017). “Explanation and method in Eudemian Ethics I.6”. Archai 20, forthcoming.

BALME, David M. (1992). De Partibus Animalium I and De Generatione Animalium I, Oxford: Clarendon Press.

BARNES, Jonathan. (1969). “Aristotle’s Theory of Demonstration”, Phronesis 14: 123-52.

BROADIE, Sarah, & ROWE, Christopher. (2002). Aristotle: Nicomachean Ethics. Oxford: Oxford University Press.

BRONSTEIN, David. (2016). Aristotle on Knowledge and Learning. Oxford: Oxford UP.

CARBONE, Andrea. (2016). “The Axes of Symmetry: Morphology in Aristotle’s Biology”, Apeiron 49 (1): 1-31.

CHARLES, David. (2000). Aristotle on Meaning and Essence. Oxford: Oxford UP.

CODE, Alan. (1986). “Aristotle’s Investigation of a Basic Logical Principle: Which Science Investigates the Principle of Non-Contradiction?”, Canadian Journal of Philosophy, vol. 16, nº 3, pp. 341-358.

COHEN, S. Marc. (1986). “Aristotle on the Principle of Non-Contradiction”, Canadian Journal of Philosophy, Vol. 16, nº 3, pp. 359-370.

COOPER, John. (1999). “Aristotle on the Authority of Appearances”. In: Reason and Emotion, Princeton: Princeton

University Press.

FINE, Kit. (2012). “What is Metaphysics?”. In Tahko, T. (ed.), Contemporary Aristotelian Metaphysics, Cambridge: CUP, 8-25.

FURTH, Montgomery. (1986). “A Note on Aristotle’s Principle of Non-Contradiction”, Canadian Journal of Philosophy, vol. 16, nº3, pp. 371-381.

GOLDIN, Owen. (2013). Circular justification and explanation in Aristotle. Phronesis 58, 195-214.

IRWIN, Terence. (1988). Aristotle’s First Principles. Oxford: OUP.

IRWIN, Terence. (1999). Aristotle: Nicomachean Ethics, Indianapolis: Hackett.

KARBOWSKI, Joseph. (2015). “Phainomena as Witnesses and Examples: The Methodology of Eudemian Ethics 1.6”, Oxford Studies in Ancient Philosophy 49, p. 193-226.

LEBLOND, Jean-Marie. (1945). Philosophie de la vie: le livre premier du traité sur Les Parties des Animaux, Paris: Vrin.

LENNOX, James. (1987). “Divide and explain: the Posterior Analytics in practice” in Gotthelf, A. & Lennox J. (edd.), Philosophical Issues in Aristotle’s Biology, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 90-119.

LENNOX, James. (2001). Aristotle: On The Parts of Animals I-IV, Oxford: Clarendon Press.

LENNOX, James. (2010). “The unity and purpose of On the Parts of Animals I”, in Lennox, J. & Bolton, R. (edd.), Being, Nature and Life in Aristotle, Cambridge: CUP, p. 56-77.

LESHER, James H. 2010. Saphêneia in Aristotle: Clarity, Precision and Knowledge, Apeiron 43, p. 143-156.

LOURENÇO, Daniel. (2013). Definição, não-contradição e indemonstrabilidade dos princípios: uma proposta de leitura para Metafísica IV à luz de Segundos Analíticos I.22. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.

MENDONÇA, Fernando M. (2014). “A utilidade dos Tópicos em relação aos princípios das ciências”. In: Angioni, Lucas (ed.), Lógica e Ciência em Aristóteles, Campinas: PHI, pp. 287-330.

MENDONÇA, Fernando M. (2017). “Does Aristotle have a dialectical attitude in EE I 6? A negative answer”, Archai 20, forthcoming.

MOREIRA, Vivianne de Castilho. (2015). Observações sobre a estrutura da significação em Metafísica Γ 4. Journal of Ancient Philosophy, 9(1), 22-40.

NUSSBAUM, Martha C. (1986). “Saving Aristotle’s Appearances”, in The Fragility of Goodness, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 240-263.

SOSA, Ernst. (2006). A Virtue Epistemology. Apt Belief and Reflective Knowledge, Vol. 1. Oxford: OUP.

WOODS, Michael. (1992). Eudemian Ethics - Books I, II and VIII. Oxford: OUP.

ZILLIG, R. (2014). As relações entre o proêmio da Ética Eudêmia e o restante da obra: uma discussão a partir da análise de Ética Eudêmia I.7, Philósophos 19, n. 2, p. 221-243.

ZILLIG, Raphael. (2017). “O que é “verdadeiro, mas não esclarecedor” segundo a Ética Eudêmia”, Archai 20, forthcoming.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.