Banner Portal
A Filosofia como dispositivo de transformação na educação
PDF

Palavras-chave

Ensino de filosofia. Experiência do pensamento. Criação.

Como Citar

MELO, Danilo. A Filosofia como dispositivo de transformação na educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 5–17, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i3.8649637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8649637. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva pensar como o ensino da filosofia pode produzir processos de transformação nos modos de vida ocasionando experiências de pensamento que ultrapassam o bom senso e o senso comum e problematizam o próprio pensamento no sentido de abri-lo à criação de outros modos de pensar e de agir. A partir da experiência do pensamento deflagrada pelo encontro da filosofia com a educação se desprende um movimento do pensar que afeta a vida de seus ensinantes e aprendentes abrindo-lhes possibilidades de mudanças em seus modos habituais de compreender e se relacionar com a diversidade do mundo, tornando a filosofia um vetor de mutação e uma prática de resistência não apenas dentro, mas também fora da escola.
https://doi.org/10.20396/rfe.v9i3.8649637
PDF

Referências

BENETTI, Cláudia C. “Dificuldades e possibilidades que constituem o processo de ensino aprendizagem de filosofia nas escolas: um olhar voltado às implicações singulares na constituição do pensamento”. In: RIBAS, M. A. C. et al. (orgs.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

BENETTI, Cláudia C. “Ensinar a pensar no contexto do ensino de filosofia: um estudo com Gilles Deleuze”. In: SARDI, S. A.; SOUZA, D. G. de; & CARBONARA, V. (orgs.). Filosofia e sociedade: perspectivas para o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

BOUTANG, Pierre-André & PARNET, Claire. L’Abécédaire de Gilles Deleuze (3DVDs). Paris: Les Éditions Montparnasse, 2004.

DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. Presses Universitaires de France, Paris, 1964.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Presses Universitaires de France, Paris, 1968.

DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Les Éditions de Minuit, Paris, 1969.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Les Éditions de Minuit, Paris, 1986

DELEUZE, Gilles ; GUATTARI, Felix. Qu’est-ce que la philosophie ? Les Éditions de Minuit, Paris, 1991.

DESCARTES, René. Méditatios métaphysiques. Paris: Garnier-Flammarion, 1992.

GALLO, Sílvio. “Filosofia e Educação: pistas para um diálogo transversal”. In: KOHAN, Walter O. (org.). Ensino de Filosofia – perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GALLO, Sílvio. “Filosofia na educação básica: uma propedêutica à paciência do conceito”. In: RIBAS, M. A. C. et al. (orgs.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

GALLO, Sílvio. “O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia”. In: BORBA, Siomara & KOHAN, Walter O. (orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

HORN Geraldo B. & STANGER, Fábio. “A Filosofia como criação de conceitos: a questão da especificidade da produção do saber filosófico”. In: MAAMARI, A. M.; BAIRROS, A. T. C. de; & WEBER, J. F. (orgs.). Filosofia na universidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

ROCHA, Ronai P. da. “Ensino de Filosofia e sensibilidade à ocasião”. In: NOVAES, José L. C. (org.). Filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.