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Theodor Adorno
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Palavras-chave

Theodor Adorno
Frieza
Barbarie

Como Citar

DIAS, Michel Aires de Souza. Theodor Adorno: educação burguesa e barbárie. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 2627–2649, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8656215. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8656215. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar a educação burguesa em nossa atualidade. Não se trata de compreendê-la como fenômeno isolado da sociedade, mas como parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais. O que importa é pensá-la dialeticamente em sua interdependência e conexão mútua com os fenômenos sociais. A partir disso, procura-se mostrar que a educação no mundo contemporâneo incentiva a frieza e cria as condições objetivas para a barbárie. Em uma época violência, integração das consciências e de regressão social, as reflexões de Adorno tornam-se imprescindíveis para resgatar a educação como um instrumento de conscientização e resistência à barbárie.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8656215
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