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Literatura marginal
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Palavras-chave

Marginalidade
Educação informal
Literatura marginal

Como Citar

SALES, Naiane Castro; ALMEIDA, João Flávio de; PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro. Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2452–2479, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8664008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664008. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das contribuições da Literatura Marginal como ferramenta de desconstrução e ressignificação dos sentidos historicamente estabilizados sobre a noção de marginalidade, entendendo-a como um movimento protagonizado por artistas periféricos que a utilizam como forma de evidenciar e valorizar as manifestações culturais das periferias. Nos servimos da teoria e da metodologia fornecida pela Análise do Discurso francesa, que implica a constituição de um corpus de análise a ser cotejado com o referencial teórico em questão. Tecemos considerações que levantam como este movimento de ressignificação do espaço e do lugar periférico marginalizado, construído no seio de uma dada Formação Discursiva, reflete positivamente na formação das crianças periféricas, que crescerão cada vez mais conscientizados e politizados do seu papel e da sua representatividade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8664008
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