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Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita
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Palavras-chave

História das mulheres
Educação
Representações femininas

Como Citar

SILVA, Cassandra Rúbia Marques da; BASTOS, Luciene Maria Bastos. Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 1891–1916, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8664172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664172. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses papeis.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664172
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