Banner Portal
O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência
PDF

Palavras-chave

Línguas adicionais
Autonomia
Agência

Como Citar

VIEIRA, Daniela Aparecida. O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2419–2437, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665767. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665767. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar reflexões, de cunho teórico, sobre como a aprendizagem de línguas adicionais (LA), compreendida como um direito de todos, pode contribuir para que o educando tenha mais mobilidade e, consequentemente, possa desenvolver a sua autonomia e a sua agência. O ensino-aprendizagem de LA pode ser considerado um foco em educação bi/multilíngue, vista como a formação do educando em duas ou mais línguas. Tal formação não se limita a aspectos escolares/acadêmicos; vai muito além deles, envolvendo o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade, o que implica aspectos sociais, culturais, cognitivos, emocionais, entre outros. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665767
PDF

Referências

AHEARN, Laura M. Language and agency. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/gtidentidade/docs/ahearn_language_and_agency.pdf. Acesso em 25 ago. 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Discourse in the novel. In: HOLQUIST, M. (Org.). The dialogic imagination. University of Texas Press, 1981, p. 259-422.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

BALBONI, Paolo. Dizionario di Glottodidattica. Perugia: Guerra Edizioni, 1999.

BLACKLEDGE, Adrian; CREESE, Angela. Translanguaging and the body. In: International Journal of Multilingualism. 2017. 14:3, p. 250-268.

BLOMMAERT, Jan. Language, globalization and history. In: The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BLOMMAERT, Jan; BACKUS, Ad. Superdiverse repertoires and the individual. Current challenges for educational studies. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (Orgs.). Multilingualism and multimodality. Sense, 2013, p. 11-32.

BLOMMAERT, Jan. From mobility to complexity in sociolinguistic theory and method. In: Tilburg papers in Culture Studies. Paper 103, p. 1-24, ago. 2014.

BORNETO, Carlo Serra (Org.). C’era una volta il metodo. Tendenze attuali nella didattica delle lingue straniere. Roma: Carocci, 1998.

BUSCH, Brigitta. The linguistic repertoire revisited. In: Applied Linguistics. Oxford University Press, 2012, p. 1-22.

BUSCH, Brigitta. Linguistic repertoire and Spracherleben, the lived experience of language. In: Working papers in urban language and literacies. 2015.

CAPPA, Claudia; FERNANDO, Jill; GIULIVI, Sara; STOKS, Gé. Multilinguismo e alfabetizzazione. Disponível em: http://dylansrv.ilc.cnr.it/WP_comphyslab/wp-content/uploads/2017/02/1ITA-MODULO-2014.pdf. Acesso em 28 ago. 2018.

EDWARDS, Anne. Relational agency in professional practice: a CHAT Analysis. In: Actio: an International Journal of Human Activity Theory, n. 1, 2007, p.1-17.

ELLERANI, Piergiuseppe. Sviluppo di contesti capacitanti nella formazione in servizio dei docenti. Cooperazione, agentività, empowerment. In: Rivista Internazionale di Scienze dell’educazione e della formazione, vol. 14, n. 3, 2016, p. 117-133.

ENGESTRÖM, Yrjö. From design experiments to formative interventions. In: Theory and psychology. Calgary, Canadá, v. 21, nº 5, 2011, p. 598-628.

ENGESTRÖM, Yrjö; SANNINO, Annalisa. Discursive manifestations of contradictions in organizational change efforts. A methodological framework. In: Journal of Organizational Change Management, v. 24, n. 3, 2011, pp.368-87. Disponível em: www.emeraldinsight.com/0953-4814.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1971.

HOLEC, H. Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon, 1981.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

LEFFA, Vilson José. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, Vilson José (Org.). Pesquisa em Linguística Aplicada – Temas e Métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 5-30.

LEFFA, Vilson José. Quando menos é mais: a autonomia na aprendizagem de línguas. In: NICOLAIDES, Christine (Org.). O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, 2003, p. 33-49.

LEFFA, Vilson José; IRALA, Valesca Brasil. O ensino de outras línguas na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, Vilson José; IRALA, Valesca Brasil (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Mobilidade na formação de agentes: desencapsulação na construção de propostas curriculares. Projeto de Pesquisa – 2016-2019. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

LIBERALI, Fernanda Coelho; LIBERALI, Clarissa Coelho; PADRE, Brenda Treco; SANTOS, Jéssica. “Mobilidade e práticas translíngues na construção de um mundo com justiça social: um estudo no projeto Digit-M-ed”. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; EL KADRI, Michele Salles; WINDLE, Joel Austin. Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas: Pontes, 2017.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Building agency with mobility through perezhivanie. Capítulo no prelo. 2018.

MEZZADRI, Marco. I ferri del mestiere. Corso di (auto) formazione per l’insegnante di lingua. Perugia: Guerra Edizioni, 2003.

NININ, Maria Otília; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-57942017000300625&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm. Acesso em: 10 dez. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Autonomia e complexidade. In: Linguagem e Ensino, Vol. 9, n° 1, p.77-127, 2006.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro de Moraes. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Porto Alegre: Edelbra, 2012.

VIEIRA, Daniela Aparecida. Dos estilos e estratégias de aprendizagem à didatização de materiais para o ensino do italiano língua estrangeira na pedagogia pós-método. 2017. 246 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

VIEIRA, Daniela Aparecida. Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes. Revista Italiano UERJ. v. 10, nº 2, 2019, p. 116-135.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.