Banner Portal
As contribuições de Paulo Freire para o entrelaçamento de vozes no ensino crítico de língua inglesa
PDF

Palavras-chave

Paulo Freire
Língua inglesa
Educação crítica

Como Citar

LEITE, Patrícia Mara de Carvalho Costa; OLIVEIRA, Ana Cláudia Turcato de; SOUZA, Andréa Santana Silva e. As contribuições de Paulo Freire para o entrelaçamento de vozes no ensino crítico de língua inglesa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2270–2295, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665839. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665839. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Apoiado nos pressupostos da Educação Crítica e no entendimento dos trabalhos de Paulo Freire como um dos pilares constitutivos da perspectiva dos Letramentos Críticos, este artigo traça considerações em prol do ensino e aprendizagem de língua inglesa para a justiça social e a construção da cidadania ativa. O objetivo principal é observar o imbricamento entre eles, a fim de indicar caminhos e fomentar inspiração para um ensino de língua inglesa contextualizado, significativo, propositado e crítico. Os materiais indicados aqui podem contribuir tanto para a ampliação do conhecimento de mundo dos atores escolares, quanto para o estímulo de práticas críticas na sala de aula.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665839
PDF

Referências

BALTAR, M.; BEZERRA, C. Paulo Freire e os estudos críticos do letramento: o sulear e a relação norte-sul. Revista Línguas & Letras – Unioeste. v. 15, n. 28. Primeiro Semestre de 2014.

BIESTA, G. Good education in an age of measurement: on the need to reconnect with the question of purpose in Education. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 21, n. 1, 1989, p. 33-46.

BIESTA, G. Should Teaching be Re(dis)covered? Introduction to a Symposium. Stud Philos Educ, 38, 2019, 549-553.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: __________. Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. Goiás: Editora UFG, 2011.

CENTRE OF HEALTH PROMOTION. Absolutely everybody: achieving a body-image friendly school. Adelaide: Government of South Australia, 2011.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, 2001. Disponível em: http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=/articles/cervetti/index.html. Acesso em: 02 de abril de 2021.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Making Sense. Reference, agency, and structure in a grammar of multimodal meaning. Language and Dialogue, v. 10, i. 3, dez., 2020, p. 443-446.

CORREIA, W.; BONFIM, C. Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estádios da consciência. Trilhas Filosóficas. Seridó: UERN, 1, n. 1, jan.-jun., 2008, p. 55-66.

DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. Revista X [online], 2011, vol. 1, n. 1, p. 33-47, 2011.

FERRAZ, D. Critical language education: some perspectives. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fz5pId1DZjQ. Acesso em: 21 de abril de 2021.

FERRAZ, D.; NASCIMENTO, A. K. O. Language education and digital/new/multi literacies: do we teachers consider what happens outside the school walls? In: AMORIM, S. S.; SANTOS, V. M. dos Sujeitos e práticas educativas: experiências, saberes e perspectivas. Aracajú: Editora Universitária Tiradentes, 2019, p. 43-65.

FRANCO, M. A. R. S. Da necessidade/atualidade da Pedagogia Crítica: contributos de Paulo Freire. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 154-170, Maio./Ago. 2017.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. (primeira versão em português)

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

GEE, J. P. Literacy: from Plato to Freire. In: _______. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. Londres: Taylor & Francis, 1994. 27 – 48.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Daniel Bueno (Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIROUX, H. Rethinking Education as the Practice of Freedom: Paulo Freire and the Promise of Critical Pedagogy. [online] Truth-out.org. 2010. Disponível em: http://www.truth-out.org/archive/item/87456:rethinking-education-as-the-practice-of freedom-paulo-freire-and-the-promise-of-critical-pedagogy. Acesso em: 26 de abril de 2021.

GIROUX, H. Critical pedagogy: Paulo Freire and the courage to be political. Revista eCurriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, 2016, p. 296-306.

IYER, R.; KETTLE, M.; LUKE, A.; MILLS, K. Critical applied linguistics as a social field. In: LEUNG, C; STREET, B. (Ed.). The Routledge Handbook of English Language Studies. London: Routledge, 2014, p. 317-332.

JARDILINO, J. R. L.; E ARANGO, D. E. Paulo Freire e a Pedagogia Crítica: seu legado para uma nova pedagogia do sul. RIAEE-Revista Ibero-americana de Estudos em Educação. Araraquara, 2020.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Ed. Unicamp, 2020.

KUMARAVADIVELU, B. Deconstructing applied linguistics: a postcolonial perspective. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.) Linguística aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. p. 25–37.

LANDIM, D. S. P. Agência de professores de Língua Inglesa em formação e em serviço: desafios e possibilidades. 2020. 225f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. SP. 2020.

LANKSHEAR, C.; MCLAREN, P. (Ed.). Critical literacy: Radical and postmodernist perspectives. Albany, NY: SUNY Press, 1993.

LEFFA, V. J. O professor de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.) Linguística aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. p. 203–218.

LUKE, A. Two takes on the critical. In NORTON, B. & TOOHEY, K. (Eds.). Critical pedagogy and language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, n. 1, p. 102-129, 2014.

MCLAREN, P.; JANDRIĆ, P. Karl Marx and Liberation Theology: dialectical materialism and Christian spirituality in, against, and beyond contemporary capitalism. TripleC: Communication, Capitalism & Critique, 2018.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F. & ARAUJO, V. A. (Orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

MCLAREN, P. L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Havard Educational Review, 58(2): pp: 213-234, 1988.

MCLAUGHLIN, M.; DEVOOGD, G. Critical Literacy. Enhancing students’ comprehension of text. New York: Scholastic, 2004.

MICCOLI, L. S. Aproximando teoria e prática para professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2013.

MONTE MÓR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 46, n. 1, p. 31-44, jan./jun., 2007.

MONTE MÓR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives. Rev. Eletrónica Matices en Lenguas Extranjeiras, n. 2, 2008.

MONTE MÓR, W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: GONÇALVES, G. R. et al. (Org.). New challenges, language and literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.

MONTE MÓR, W. O ensino de línguas estrangeiras e a perspectiva dos letramentos. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. C. M. (Orgs.) Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. p. 37–50.

PENNYCOOK, A. A Linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, MC (Org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 23- 49.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics– a Critical introduction. New Jersey, London: LEA, 2001.

PENNYCOOK, A. Critical and Alternative Directions in Applied Linguistics. Australian Review of Applied Linguistics. v. 33, n. 2, 2010.

PICOWER, B. Supporting New Educators to Teach for Social Justice: The Critical Inquiry Project Model. 2007. Acesso em: 01 de março de 2021. Disponível em: httpwww.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp?_nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=EJ852632&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=EJ852632.

RIBEIRO, M. P.; ZANARDI, T. A. C. As perspectivas de Henri Giroux e Paulo Freire para a docência: Alternativas à concepções neoliberais. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 20. n.32 jan./jun. 2015.

RICOEUR, P. O Conflito das Interpretações. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. In: SILVA, K. A. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes, 2010.p. 25-52.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambrigde University Press, 1984.

TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs) (2014). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 271 – 282.

TORRES, C. A. Novos pontos de partida da pedagogia política de Paulo Freire. In: TORRES, C. A.; GUTIERREZ, F.; ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M.; GARCIA, W. E. Reinventando Paulo Freire no século 21. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008, p. 41-56.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.