A epistemologia pragmatista de John Dewey

uma filosofia da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668377

Palavras-chave:

Epistemologia, Filosofia, Experiência

Resumo

 Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas com base em distinções arbitrárias. Na obra, Reconstruction in Philosophy [Reconstrução em Filosofia], Dewey desenvolveu seu projeto metafísico de dimensão historicista, propondo uma reconstrução para a filosofia. Em Experience and Nature [Experiência e Natureza], ele apresentou uma visada científica para a metafísica.  Nessa obra, Dewey tenta pensar um sistema desenvolvido a partir da aplicação do método científico à filosofia tendo como base uma concepção filosófica da experiência. As concepções de Dewey acerca do conhecimento, do uso inteligente da razão e da natureza social da filosofia concorrem para a constituição de sua concepção de ciência. Nas duas obras fica evidente a sua crítica à noção tradicional de conhecimento como representação da realidade. Contra isso, Dewey passa a designar o conhecimento como um conjunto de “crenças” e “proposições” tomadas como garantias de usos ou assertividade garantida.  Dewey se opõe à forma pela qual o problema epistemológico é formulado pela tradição, ou seja, a partir de uma posição realista ingênua no qual o conhecimento é visto como representação, desconsiderando o processo de conexão entre as coisas e entre o conhecedor e as coisas.

 

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Biografia do Autor

Edna Maria Magalhães Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha. Professora do Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Nascimento, E. M. M. (2022). A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência . Filosofia E Educação, 14(2), 119–144. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668377