A relação entre a filosofia e a educação

aportes teóricos e contribuições metodológicas para a pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668592

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação, Filosofia da educação

Resumo

O trabalho discute os fundamentos da educação e as contribuições da filosofia para a educação e para a pedagogia. A análise, em andamento, constitui nossas pesquisas na universidade, investigando as concepções pedagógicas e os pressupostos e fundamentos da educação. O texto de caráter teórico-bibliográfico apresenta uma síntese nas correntes da filosofia da educação, identifica a função social, os limites e as possibilidades desse complexo considerando a especificidade da sociedade de classes. Dessa forma, apoia-se em Saviani (2012, 2013, 2013a), Aranha (1996) e Severino (1995). A educação e a formação humana no modo de produção capitalista perpassam por mecanismos explícitos e implícitos inerentes às teorias educacionais e à práxis educativa determinando as concepções de homem, de mundo e de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Núbia de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira , Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

Referências

AKSENEN, Elisângela Zarpelon. A pedagogia histórico-crítica no bojo das teorias educacionais. XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17570_9258.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. rev. Ampliada. São Paulo: Moderna, 1996.

DEWEY, John. Filosofia da educação. In: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 40 ed. São Paulo, Cortez, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época. V. 13).

LACÉ, A. M. . O método dialético na teoria social de Marx: pesquisa conscienciosa e demorada. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 6, p. 37, 2016.

LEFEBVRE, Henri. Prefácio à segunda edição. In. Lógica formal/ Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira:1995. 312p.

LIMA, M. F ; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 73-94, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000200005

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 19ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013b. (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012a. (Coleção memória da educação) 224 p.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40 jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo. Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º grau. Formação geral).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Apresentação da coleção, Textos fundantes da educação in: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da existência e a pedagogia da essência. Tradução de Rubens Eduardo: Centauro, 2002.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Araújo, M. N. de, Pereira , M. E. K. dos S., & Gonçalves, R. M. de P. (2022). A relação entre a filosofia e a educação: aportes teóricos e contribuições metodológicas para a pedagogia . Filosofia E Educação, 14(2), 38–57. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668592