Banner Portal
A relação entre a filosofia e a educação
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Pedagogia
Educação
Filosofia da educação

Como Citar

ARAÚJO, Maria Núbia de; PEREIRA , Maria Elly Krishna dos Santos; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. A relação entre a filosofia e a educação: aportes teóricos e contribuições metodológicas para a pedagogia . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 38–57, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668592. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O trabalho discute os fundamentos da educação e as contribuições da filosofia para a educação e para a pedagogia. A análise, em andamento, constitui nossas pesquisas na universidade, investigando as concepções pedagógicas e os pressupostos e fundamentos da educação. O texto de caráter teórico-bibliográfico apresenta uma síntese nas correntes da filosofia da educação, identifica a função social, os limites e as possibilidades desse complexo considerando a especificidade da sociedade de classes. Dessa forma, apoia-se em Saviani (2012, 2013, 2013a), Aranha (1996) e Severino (1995). A educação e a formação humana no modo de produção capitalista perpassam por mecanismos explícitos e implícitos inerentes às teorias educacionais e à práxis educativa determinando as concepções de homem, de mundo e de sociedade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668592
PDF

Referências

Referências

AKSENEN, Elisângela Zarpelon. A pedagogia histórico-crítica no bojo das teorias educacionais. XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17570_9258.pdf. Acesso em 27 de janeiro de 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. rev. Ampliada. São Paulo: Moderna, 1996.

DEWEY, John. Filosofia da educação. In: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 4 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 40 ed. São Paulo, Cortez, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época. V. 13).

LACÉ, A. M. . O método dialético na teoria social de Marx: pesquisa conscienciosa e demorada. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 6, p. 37, 2016.

LEFEBVRE, Henri. Prefácio à segunda edição. In. Lógica formal/ Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira:1995. 312p.

LIMA, M. F ; JIMENEZ, S. V. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 73-94, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 19ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013b. (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012a. (Coleção memória da educação) 224 p.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40 jan./abr. 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo. Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º grau. Formação geral).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Apresentação da coleção, Textos fundantes da educação in: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da existência e a pedagogia da essência. Tradução de Rubens Eduardo: Centauro, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.