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O que é que se sente diante de σοφία? amor cristão, amor pagão, amores avulsos
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Amor
Cristianismo
Filosofia antiga

Como Citar

MENTOR, Pedro; BENSUSAN, Hilan Nissior. O que é que se sente diante de σοφία? amor cristão, amor pagão, amores avulsos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 141–161, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8671180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8671180. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O seguinte ensaio escrito em texto corrido é uma breve apresentação da Filosofia do Amor no Cristianismo e na Antiguidade Clássica. Partimos do pressuposto que a palavra ‘filosofia’ tem uma dívida não apenas etimológica, mas conceitual com as definições de Amor, de forma que se faz pertinente uma investigação mais detida sobre o assunto. Começamos então com a interpretação cristã de C.S. Lewis sobre a Afeição, Amizade, Eros e Caridade para em seguida introduzir a visão pagã greco-romana. Concluímos com a indagação sobre o amor ser outra coisa que uma definição estanque ou indeterminação abstrata.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671180
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Referências

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