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A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna
O Número temático intitulado “A Epistemologia da Educação na América Latina e no Caribe: desafios e perspectivas” pretende documentar, compartilhar reflexões, resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, que contribuam justamente para dinamizar o tema proposto, e identificar problemática em que poderíamos cooperar para colocar a Epistemologia da Educação a serviço das discussões das agendas curriculares e das reformas educacionais nos países da região que visem impacto social e educacional de forma inclusiva.
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Palavras-chave

Habermas
Racionalidade moderna
Paideia

Como Citar

FERREIRA, Diego Augusto Gonçalves; MIRANDA, Eduardo Soncini. A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 9–30, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v14i3.8674905. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8674905. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca encontrar na teoria crítica da racionalidade moderna de Jürgen Habermas (1929-) elementos de uma paideia. O primeiro tópico lança o substrato epistemológico sobre a existência das racionalidades estratégica e comunicativa. O segundo, afirma que o desengate entre o sistema e o mundo da vida, e a colonização deste por aquele, causam as patologias modernas e colaboram para a formulação de pedagogias coordenadas pela ação estratégica. O terceiro, propõe que o reacoplamento do sistema ao mundo vivido proporciona que todas as dimensões da existência humana sejam orientadas pela ação comunicativa, na qual se encontram os traços de uma paideia emancipadora e revolucionária.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674905
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Referências

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