Banner Portal
Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação. Desconstrução. Cultura.

How to Cite

VITORINO, Artur José Renda. Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 208–224, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635401. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635401. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Teoricamente, busca-se expor os pressupostos, quanto às concepções voltadas para o âmbito educacional, de Jacques Derrida. Investiga-se, em seus escritos, se há um liame que permite separar e definir o que faz parte do mundo natural em contrapartida ao mundo cultural e vice-versa, quando nos reportamos ao estudo do homem e de suas ações, porque esta dualidade natureza/cultura é fundamental para saber da possibilidade de modificação do ser humano, pressuposto este, absoluto para a educação. Conclui-se que Derrida, ao defender a não existência da ontologia antropológica, com seus resultados, invalida os seus próprios pressupostos, os quais estão assentados em um sujeito enunciador.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635401
PDF (Português (Brasil))

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Download data is not yet available.