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O lugar da pedagogia em Spinoza
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Palavras-chave

Teorias educacionais. Correntes filosóficas.

Como Citar

ABREU, Luis Machado. O lugar da pedagogia em Spinoza. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 8–24, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635409. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635409. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Ao percorrermos as páginas das histórias da educação e da pedagogia não podemos ficar surpreendidos ao verificar que não existe nelas lugar para Spinoza. O que neste breve ensaio se vai tentar descobrir é que a questão pedagógica em geral e a do ensino da filosofia não são tratadas com desprezo pelo pensador de Amsterdão, nem em relação a elas existem sinais de indiferença. Pretende-se mostrar de que modo algumas atitudes do filósofo juntamente com tópicos do seu pensamento servem para explicar a ausência de efetiva preocupação com a temática pedagógica. No entanto, o sistema espinosano encerra princípios pedagógicos de primordial relevância para o processo educativo.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635409
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