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Imaginação e educação: repercussões das ideias de Espinosa no enfrentamento de questões contemporâneas
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Palavras-chave

Imaginação. Conatus. Questão ético-política.

Como Citar

KUSUNOKI, Raquel Minako; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Imaginação e educação: repercussões das ideias de Espinosa no enfrentamento de questões contemporâneas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 198–209, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635416. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635416. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho toma como disparador duas situações de sala de aula em que se questiona se a imaginação como gênero do conhecimento constitui uma ameaça ou uma possibilidade potencial do desenvolvimento humano. Para tanto, estudamos o prefácio e os dois primeiros capítulos do Tratado Teológico Político, o Tratado da Reforma da Inteligência, e a Ética de Espinosa. Nesse sentido buscamos compreender as possíveis repercussões do estudo do conceito espinosano de imaginação no âmbito educacional contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635416
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