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Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade
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Palavras-chave

Mundo da vida. Racionalidade. Habermas

Como Citar

MÜHL, Eldon Henrique. Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 97–120, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i2.8646391. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8646391. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Habermas passa a atribuir, a partir de 1990, um papel central ao mundo da vida que, como fonte da racionalidade comunicativa, é capaz de se opor ao processo de dominação sistêmica e manter a autonomia dos indivíduos. O texto explicita os argumentos que levam Habermas a considerar a espontaneidade do mundo da vida como fonte que assegura a validade cognitiva e normativa das ações dos indivíduos em interação e avalia o potencial crítico desse posicionamento na educação. A ideia orientadora é que o entendimento da vida escolar só pode ser atingido se levar em conta a forma de produção do mundo da vida dos atores que a compõem.

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646391
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