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As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação
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Palavras-chave

Pesquisa educacional. Filosofia clássica. Epistemologia.

Como Citar

GAMBOA, Silvio Sánchez. As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 120–148, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i3.8650420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8650420. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Visando contribuir com o debate sobre a qualidade da pesquisa educacional e de procurar critérios epistemológicos que favoreçam essa qualidade, retomamos algumas bases históricas e filosóficas sobre as diversas formas do conhecimento. O artigo apresenta justificativas sobre a importância da literatura clássica para compreender a problemática atual da produção do conhecimento. De acordo com a filosofia clássica grega, os critérios que diferenciam os saberes, tais como, o opinativo, a razão mítica, a episteme e a filosofia, hoje continuam válidos para abordar os principais conflitos da pesquisa em educação, compreender os desafios da formação do pesquisador e definir a qualidade dessa pesquisa.

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i3.8650420
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