Abstract
Explain the techniques and procedures, the concepts and categories with which the interpretation of the documents related to the Technical Vocational Education Policy of Medium Level -, implemented in Bahia / Brazil, specifically, based on the quadripolar approach that gave the theoretical-methodological density to the study of the object in relation to the epistemological, theoretical, technical and morphological poles. In this perspective, the realization of a research is not the fulfillment of “methodological ritualism” with a “theoretical fad” to avoid repeating what commonly happens in research in education, in a progressively more intense way, of eclectic attempts that randomly join techniques, methods and theoretical references without a clear understanding of the epistemological foundations of the different paths of knowledge.References
BAHIA. Plano de Educação Profissional da Bahia. Trabalho, Educação e Desenvolvimento Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Superintendência de Educação Profissional SUPROF. 2008. Disponível em:< www.cdes.gov.br/.../apresentacao-plano-de-educacao-profissional-da-ba. > Acesso em 22/03/2013.
BAHIA. Superintendência de Educação Profissional. Política Pública de Educação Profissional da Bahia: a educação profissional como política social e como política pública: visão sistêmica. Salvador: SUPROF, 2014.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.
BRUYNE, P. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1977.
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação do trabalhador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa- omega, 2004.
DOS SANTOS, Theotônio. Teoria da dependência: balanços e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2015.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 2012.
SANCHEZ, S. G. Elementos para uma leitura do objeto. In: Epistemologia da Pesquisa em Educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas/SP, 1987, p. 11-18.
KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2004.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARX, Karl. O capital: critica da economia política. Livro I: o processo global da produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013a.
MARX, Karl. Obras Seletas de Karl Marx (Locais do Kindle 32-33). Centaur. Edição do Kindle, 2013b.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, 2000.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: São Paulo: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan. /abr. 2007.
SAVIANI, D. História da ideia pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
BAHIA. Superintendência de Educação Profissional. Política Pública de Educação Profissional da Bahia: a educação profissional como política social e como política pública: visão sistêmica. Salvador: SUPROF, 2014.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.
BRUYNE, P. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1977.
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação do trabalhador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa- omega, 2004.
DOS SANTOS, Theotônio. Teoria da dependência: balanços e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2015.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 2012.
SANCHEZ, S. G. Elementos para uma leitura do objeto. In: Epistemologia da Pesquisa em Educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas/SP, 1987, p. 11-18.
KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2004.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARX, Karl. O capital: critica da economia política. Livro I: o processo global da produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013a.
MARX, Karl. Obras Seletas de Karl Marx (Locais do Kindle 32-33). Centaur. Edição do Kindle, 2013b.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, 2000.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: São Paulo: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan. /abr. 2007.
SAVIANI, D. História da ideia pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Downloads
Download data is not yet available.