Banner Portal
Pedagogia crítica à luz da teoria crítica frankfurtiana
PDF

Palavras-chave

Educação
Teoria crítica
Pedagogia crítica

Como Citar

RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno; FREITAS, Isabel Ferreira; MENEZES, Anderson de Alencar. Pedagogia crítica à luz da teoria crítica frankfurtiana. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 2650–2680, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664158. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo entender de que forma as colaborações atuais buscam elaborar modelos críticos renovados, fundamentados nas investigações do tempo presente da sociedade e nas concepções das causas indispensáveis da Teoria Crítica. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de alcance exploratório e tem como abordagem a Teoria Crítica do filósofo frankfurtiano Theodor W. Adorno. Os resultados alcançados com a análise apresentou a emergência de uma educação baseada na sensibilidade e na humanização para romper com o ciclo de violência presentes nos modelos educacionais atuais.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8664158
PDF

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria da Semiformação In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio A. S.; LASTÓRIA Luiz A. Calmon Nabuco (orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. – Campinas, SP: Autores Associados, 2010. – (Coleção educação contemporânea) p. 7 – 40.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 2012.

ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 2001.

ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 3 ed. São Paulo: editora brasiliense: 1990.

GIROUX, Henry. Pedagogia crítica como projeto de profecia exemplar: cultura e política no novo milênio. In: IMBERNÓN, Francisco. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato; trad. Ernani Rosa – 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 65-75.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. TEXTOS ESCOLHIDOS; traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1983a. p. 117-154. (Os pensadores)

HABERMAS, Jürgen. Filosofia e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. TEXTOS ESCOLHIDOS; traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1983b. p. 155-161. (Os pensadores)

MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. tomo IV : Q-Z / José Ferrater Mora ; [tradução: Maria Stela Gonçalves... et al.]. 2. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2004.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NOBRE, Marcos. Curso livre de teoria crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.