Banner Portal
Educação, artes e os saberes ancestrais no combate ao racismo
PDF

Palavras-chave

Educação
Artes
Saberes ancestrais

Como Citar

SILVA, Ana Carla de Moraes da; SILVA, Beatriz Araújo da. Educação, artes e os saberes ancestrais no combate ao racismo: afetos, memórias e resistências. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 1938–1963, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8664181. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664181. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto traz uma discussão sobre Educação, Artes e Saberes Ancestrais como aportes importantes para o combate ao racismo. Utilizamos teorias estruturadas no Movimento Negro, de Mulheres Negras no viés Cultural, Político, Estético, Religioso e nos pilares dos Saberes Ancestrais africanos em diásporas. Partimos da reflexão das interações socioculturais e escolares mediante uma práxis dialógica entre Educação, Arte e Saberes Ancestrais, discorrendo sobre o corpo do negro como discurso no mundo e a afetividade como uma tecnologia humana no processo de pertencimento e reconhecimento histórico e social para a reconexão da memória do povo africano em diáspora.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664181
PDF

Referências

ACCIOLY, Izabel. O afeto não nos livra do racismo. Disponível em: https://negre.com.br/o-afeto-nao-nos-livra-do-racismo/. Acesso em: 27 de janeiro de 2021.

ANDRÉ, Bianka Pires. Racismo e des-afetividade no cotidiano escolar. Agenda Social, Norte Fluminense, v. 5, p. 30-41, 2011.

BATISTA, Carmen Silvia. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Brasília: Cadernos de Educação, nº 23, 2010, p. 251-259.

BORBA, Sérgio da Costa. Multirreferencialidade: na formação do professor – pesquisador – da conformidade à complexidade. Maceió: EDUFAL, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDBN nº 9394, De 20 de Dezembro de 1996.

BRASIL. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (et al). 4ª ed. Brasília: Ipea, 2011.

COSTA, Aline de. Da maestria na cultura popular. UESC. Mar. 2012. Disponível em: http://www.uesc.br/icer/artigos/maestria_culturapopular.pdf. Acesso em: 29 de set. 2021.

DRAVET, Florence Marie; OLIVEIRA, Alan Santos. Relações entre oralidade e escrita na comunicação: Sankofa, um provérbio africano. Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, v. 21, p. 11-30, 2017.

DUARTE, Mel. Querem nos calar, poemas para serem lidos em voz alta. Uma antologia. Mel Duarte (Org.). Editora: Planeta do Brasil em abril de 2019.

EVARISTO, Conceição. Escrevivências da Afro-brasilidade: História e Memória. In: Releitura, Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, nº 23, novembro de 2008.

FRANCO, Nanci H. Rebouças Franco. Educação e diversidade étnico-cultural: Concepções elaboradas por estudantes no âmbito da Escola Municipal Helena Magalhães. 2008, 210f. Tese (Doutorado em educação) – UFBA, Salvador , 2008.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze et.al. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, p.223-246.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Mediação 1991.

HOOKS, Bell. Vivendo de Amor. Disponível em: http://www.geledes.org.br. Acesso em: 21 de janeiro de 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JESUS, Carlos H. Martins de; SANTOS, Laurita. Movimento negro e Estado: as correlações de forças e a implementação de políttcas públicas. Maceió: EDUFAL, 2013.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. rev. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NOGUERA, Renato. Afroperspectividade no ensino de filosofia: possibilidades da Lei 10.639/03 diante do desinteresse e do racismo epistêmico. Rio de Janeiro: O que nos faz pensar, v.28, n.45, 2019, p.434-451.

OLIVEIRA, Nadir N. Agô Alafiju, odara! A Presença de Clayde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA: 1971 – 1978. Salvador, Fundação Pedro Calmon, 2007.

OLIVEIRA, Nadir N. Dança afro: sincretismo de movimentos. Salvador: EDUFBA,1991.

PETIT, S. H. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1. 261p.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodwar. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SILVA, Ana Carla de Moraes. O ensino da dança no projeto alternativo de apoio a meninos e meninas de rua - ERÊ: Algumas considerações educacionais. SILVA, Jeferson Santos da. et al. Cabeça preta: pesquisa sobre a questão racial em Alagoas. Instituto do Negro de Alagoas (INEG). Belo Horizonte: Nandyala, 2017.

SILVA, Jeferson Santos da. O que restou é folclore: o negro na historiografia alagoana. Maceió: Fapeal:Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018.

SODRÉ, Jaime. Ancestralidade na perspectiva da Educação. Educaxé. 27 Ago. 2010. Disponível em: http://mundoafro.atarde.uol.com.br/educaxe-ancestralidade-na-perspectiva-da-educacao/. Acesso em: 30 de set. 2014.

SODRÉ, Jaime. Jeferson Santos da. Algumas considerações acerca da crítica ao discurso de base étnica. SILVA, Jeferson Santos da. et al. Cabeça preta: pesquisa sobre a questão racial em Alagoas. Instituto do Negro de Alagoas (INEG). Belo Horizonte: Nandyala, 2017.

SILVA, Nelson Fernando Inocêncio da. Culturas e imaginário: um ponto de vista negro. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodwar. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. "Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Rev. psicol. polít. vol.17, n. 39, São Paulo, maio/ago. 2017.

SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade. São Paulo: Odysseus, 2003.

THEODORO, Helena. Mito e espiritualidade: mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 1996.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ana Carla de Moraes da Silva, Beatriz Araújo da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.