Banner Portal
State and education in Hobbes and Rosanvallon
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Concept of State
State and education
Classical theorists

How to Cite

TAKEUTI, Adriana Mitiko do Nascimento. State and education in Hobbes and Rosanvallon: a comparative analysis. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 96–118, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8666539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666539. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

This article aims to promote a theoretical discussion about the conceptions of the State and its possible relations with education based on the studies of Hobbes and Rosanvallon. For this, it presents a brief historicization of the two authors and discusses with a comparative analysis of their works from the perspective of presenting oppositions and approximations between their concepts. It concludes that both authors, exponents in their trajectories, contribute to the understanding of the formation and organization of the State, Hobbes defending the protective State and Rosanvallon emphasizing the crisis and possibilities of overcoming the Welfare State.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8666539
PDF (Português (Brasil))

References

ANTUNES, Fátima. Reconfigurações do Estado e da Educação: Novas Instituições e Processos Educativos. Revista Lusófona da Educação. Braga: 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/349/34900503.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

ARRETCHE, Marta. Democracia e redução da desigualdade econômica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 33. São Paulo, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17666/339613/2018. Acesso em: 26 out. 2020.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria política. (equipe de trad. PUCCAMP) 2. Edição. Campinas: Papirus, 1988.

DALSOTTO, Lucas Mateus. Hobbes: uma educação para a paz. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais. Porto Alegre: RS: UFRGS, 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/195/853. Acesso em: 26 out. 2020.

FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 1651. Tradução: Monteiro, J. P.; Silva, M. B. N. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

MONTEIRO, João Paulo. A Ideologia do Leviatã Hobbesiano. São Paulo: Instituo de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 1997. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/monteiroleviatahobbesiano.pdf/at_download/file. Acesso em: 26 out. 2020.

OLIVEIRA JUNIOR, Carlos Mauro. Sobre a noção do político: história e cultura democrática em Pierre Rosanvallon. XIII Encontro de História, Anpuh. Anais do XIII Encontro de história da Anpuh. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://encontro2008.rj.anpuh.org/>. Acesso em: 26 out. 2020.

ROSANVALLON, Pierre. A crise do Estado-providência. 2. Edição. Lisboa: Editora Inquérito, 1984.

ROSANVALLON, Pierre. Pierre Rosanvallon, historiador: ‘A nova revolução é a do bom governo’. Entrevista concedida a Bolívar Torres. O Globo, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/pierre-rosanvallon-historiador-nova-revolucao-a-do-bom-governo-14611695. Acesso em: 26 out. 2020.

SAMPAIO, Carlos Thiago Gomes. Para compreender o Estado: Apontamentos das políticas educacionais. GT 9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional. Encontro Internacional de Formação de Professores. Sergipe: ENFOPE, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/viewFile/1706/40. Acesso em: 26 out. 2020.

SILVA, Heloísa Helena Corrêa da; FERREIRA, Luciana Paes Barreto; BARROS, Maria Lúcia. Estado / Sociedade e o controle social. Divers@ Revista Eletrônica Interdisciplinar. Matinhos, 2008, v. 1, n. 1, p. 23-39. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/diver/article/viewFile/34037/21198. Acesso em: 26 out. 2020.

SILVA, Ricardo. Pierre Rosanvallon e as metamorfoses da legitimidade democrática. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=3130&Itemid=170. Acesso em: 26 out. 2020.

STOER, Stephen Ronald. Desocultando o voo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social. In S. R. STOER; L. CORTESÃO & J. A. CORREIA (Orgs.), Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto, 2001. Disponível em: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=84699. Acesso em: 26 out. 2020.

WEFFORT, Francisco Correia. (Org). Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, “o Federalista”. São Paulo: 2001, Ática. 13. Edição.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Download data is not yet available.