Banner Portal
Justificando um conflito pelo Aquífero Guarani
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF (English)

Palavras-chave

Água subterrânea
Lei internacional
América do Sul

Como Citar

NOBRE, Augusto Gonçalves; CAMÕES, Beatriz Martins. Justificando um conflito pelo Aquífero Guarani: perspectivas da teoria da guerra justa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 234–244, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8667614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8667614. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo trata da justificativa de conflitos hídricos, analisando uma hipotética guerra pelos recursos do Aquífero Guarani. Em desacordo, um arcabouço teórico seria necessário para justificar a guerra. Em primeiro lugar, a versão de Walzer da Teoria da Guerra Justa (JWT) é apresentada como a referência mais consolidada. A seguir, é discutida a crítica de Waddington à JWT no que diz respeito aos recursos hídricos, delineando as particularidades de um recurso natural e estabelecendo que o "peso moral da escassez de água" deve ser considerado. Em seguida, é introduzido o conflito hipotético entre os países. Por fim, é defendido o pragmatismo na avaliação de conflitos envolvendo água.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8667614
PDF (English)

Referências

BRAZIL. Decreto Legislativo n. 52, de 03 de maio de 2017, Brasília, May 2017. Available in: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2017/decretolegislativo-52-3-maio-2017-784714-acordo-152560-pl.html. Access in: February 10, 2021.

LAZAR, Seth. War. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Palo Alto, May 2016. Available in: https://plato.stanford.edu/archives/spr2020/entries/war/. Access in: February 8, 2021.

MARICONDA, Pablo. Galileu e a ciência moderna. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria, Ilhéus, v. 9, n. 16, p. 267-292, 2016.

MCMAHAN, Jeff. The Ethics of Killing in War. Ethics, Chicago, v. 114, n. 4, p. 693-733, 2004.

SINDICO, Francesco; HIRATA, Ricardo; MANGANELLI, Alberto. The Guarani Aquifer System: From a Beacon of hope to a question mark in the governance of transboundary aquifers. Journal of Hydrology: Regional Studies, v. 20, n. 1, p. 49-59, 2018.

UNITED NATIONS. Charter of the United Nations. 1945. Available in: https://www.un.org/en/sections/un-charter/un-charter-full-text. Access in: February 10, 2021.

VILLAR, Pilar. International cooperation on transboundary aquifers in South America and the Guarani Aquifer case. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 59, n. 1, p. 1-20, 2016.

WADDINGTON, Conway. Reconciling Just War Theory and Water-Related Conflict. International Journal of Applied Philosophy, Ft. Pierce, v. 26, n. 2, p. 197-212, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.