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A educação humanista para o ensino jurídico
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Humanismo
Ensino Jurídico
Educação democrática

Como Citar

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; MARIZ, Tobyas Maia de Albuquerque; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos. A educação humanista para o ensino jurídico . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 175–203, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668498. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668498. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo buscou analisar como os currículos se originaram, estabelecendo como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Como resultado, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que possa romper com a configuração socioeducacional atual e que seja capaz de assegurar a junção equilibrada entre o Humanismo, a Ciência, a Técnica, as Artes.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668498
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