Banner Portal
Pedagogical experience with gymnastics at school
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Gymnastics
Social praxis
Physical education

How to Cite

RODRIGUES, Rayza; SCHNEIDER, Petra. Pedagogical experience with gymnastics at school : an overcoming possibility. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 245–256, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668591. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

The classes exposed here provided the student with the appropriation of circus and acrobatic gymnastic , seeking to objetify them, overcoming the reality, contributing with the omnilateral formation. We used the method of social praxis, namely: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and final social practice. We believe that the objective was reached, because students were able to appropriate the knowledges, overcoming the reality in wich they were inserted.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668591
PDF (Português (Brasil))

References

BORTOLETO, M. A. C. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997.

DUPRAT, R. M; GALLARDO, J. S. P. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. 184 p.

MANACORDA, M. A. Marx e a formação do homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 6-15, abr. 2011. Disponível em: https:www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art01_41e.pdf. Acesso em: 2 fev. 2014.

MARTINS, L. M; ABRANTES, A. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. In: PINHO, S. Z. (Org.). Oficinas de Estudos Pedagógicos: reflexões sobre a prática de ensino superior. São Paulo: Cultura Acadêmica: UNESP/Pró-Reitoria de Graduação, 2008. p. 86-92. (excerto).

RODWELL, P. Ginástica acrobática para desenvolver o físico. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint LTDA. 1963.

SÀNCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007. 165p.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 11-22.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2000.

SCOTT, J. J. Gênero: uma categoria útil de Analisar Histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, p. 71-79, jul/dez. 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Download data is not yet available.