Banner Portal
The pedagogical practice and philosophy teaching in the context of the COVID-19 pandemic
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Education
Pedagogical practice
Pandemic
Teaching philosophy
Covid-19

How to Cite

FÁVERO, Altair Alberto; FARIA, Talia Leite de; CONSALTÉR, Evandro. The pedagogical practice and philosophy teaching in the context of the COVID-19 pandemic. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 23–37, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668599. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

In the context of the pandemic, we live in the uncertainty of when life will return to normal. This moment of uncertainty drives us to reflect on the current scenario, the challenges and possibilities of this new way of living. With this in mind, this hermeneutical bibliographic study seeks to reflect on pedagogical practice and philosophy teaching in the current context, focusing on the following problems: is a quality pedagogical practice possible in the midst of this scenario? How can philosophy teaching guided by reflection be possible in the distance modality? To address these issues, we look to the reflections of Antunes Neto (2020) and Barreto; Rocha (2020), the dialogue about the possibility of pedagogical practice in times of pandemic, as well as the possibility of teaching philosophy through the reflection present in the writings of Trombetta (2013).

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668599
PDF (Português (Brasil))

References

ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v.2, n.1, p. 28-38, ago/fev 2020.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid-19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v.2, p. 01-11, jan/dez 2020.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação e Formação. [S. l.], v. 4, n. 10, p. 148–163, 2019.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A. Diálogos e reflexões sobre formação de professores: possibilidades de superar o mal-estar docente. Revista Da Faculdade De Educação, 34(2), 2021, 121–134.

FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro. Interdisciplinaridade: entre equívocos e possibilidades na formação continuada de professores. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 2021, 555–569.

FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro. TONIETO, Carina. A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior. Educar em Revista, V. 36, e74384, 2020,

FÁVERO, A. A.; CENTENARO, J. B.; SANTOS, A. P. dos. Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil. REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, periodicos.ufsm.br/refilo,| v.6, p.1-17, 2020.

FÁVERO, A. A.; COSTA, D.; CENTENARO, J.B. Reforma do Ensino Médio no Brasil e crise mundial da educação: uma análise reflexiva da flexibilização das humanidades na educação básica. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.26, n.3, p.656-676, set./dez./2019.

FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica. REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, vol. 2., n.2, p.26-57, jul./dez. 2016.

FRANÇA FILHO, A. L.; FRANÇA, A. C.; CAMPOS, M. A. Alguns apontamentos para uma crítica da educação à distância (EAD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, ano 16, n. 1, Especial Covid-19, p. 16-31, maio 2020.

MARCELINO, P. C.; FÁVERO, A. A. “Criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização em meio à pandemia de Covid-19: reflexões a partir de Nussbaum e Agamben. Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 24, p. 1-19, e-15980.011, 2021.

RAMOS, M. N. A educação em tempos de Covid-19. Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2020/04/02/internas_opiniao,841850/artigo-a-educacao-em-tempos-de-covid-19.shtml. Acesso em: 30 de maio de 2020.

SANTOS JUNIOR, V. B. S.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v.2, p. 01-15, jan/dez 2020.

TOKARNIA, M. Um a cada 4 brasileiros não têm acesso à internet. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 5 jun 2020.

TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. de O.; KAPCZYNSKI, Ana L. Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier; Aldeia Sul, 2013.

TROMBETTA, Gerson L. O papel da operação reflexiva no ensino e no exercício da filosofia: contribuições para uma ideia de filosofia no ensino médio. In: FÁVERO, Altair A.; RAUBER, Jaime J.; KOHAN, Walter O. (Orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2002. p. 235-247.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Download data is not yet available.