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Heidegger, técnica e educação: uma meditação histórico-ontológica
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Palavras-chave

Heidegger. Técnica. Educação.

Como Citar

FERNANDES, Marcos Aurélio. Heidegger, técnica e educação: uma meditação histórico-ontológica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 55–86, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1751. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, seguindo as indicações do pensamento meditativo de Heidegger, questiona o sentido histórico ontológico da técnica, investigando seus fundamentos metafísicos. Depois de sondar a história do ser do ente na antiguidade grega e na romanidade, investiga a verdade do ente na modernidade, em que a educação é vista na ótica da funcionalidade e do sistema e o ócio se subordina ao negócio. A técnica é o fim da era da metafísica, não só no sentido de término, mas também de plenitude de realização e transformação, que acena para outro princípio do pensar no porvir e, por conseguinte, um outro modo do homem habitar a terra e uma outra configuração essencial da educação.
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1751
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