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O desejo como essência da educação
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Palavras-chave

Espinosa. Educação. Desejo.

Como Citar

MERÇON, Juliana. O desejo como essência da educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 25–51, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v5i1.8635410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635410. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

A filosofia de Espinosa nos permite repensar a educação de várias maneiras. Minha proposta, neste artigo, é a de que a pensemos como um movimento do desejo, que pode tanto ser marcado pelo pensamento ativo como por passividades. Exploraremos, assim, em que consistiria o desejar passivo e também a ativação do desejo, construindo pontes com situações de aprendizagem e ensino. Veremos, ao final, como o desejar ou educar ativo enlaça o entendimento do desejo, o desejo de entender e o desejo de compartilhar com outros aquilo que entendemos.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i1.8635410
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