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A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia.
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Palavras-chave

Dewey. Educação. Democracia. Escola.

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 75–93, 2015. DOI: 10.20396/rfe.v7i2.8637549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637549. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta (2013) e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação (1959). Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar (2000), trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637549
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Referências

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FÁVERO, Altair A; TONIETO, Carina. A democracia como credo pedagógico na filosofia de John Dewey. In: FÁVERO, Altair A. (org.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011, p.103-128.

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