Resumo
O artigo tem como objetivo problematizar a história, a memória e as narrativas perdidas como pontos de intersecção para a compreensão de um presente social muito obscuro, lançando mão das interpretações de Hannah Arendt e Walter Benjamin.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 144.
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 188.
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Trad. Henrique Burigo. 2o reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, p. 197.
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008a, p. 176.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo e totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 568.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2005, p. 350.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 8o ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 256.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In:. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8o ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 256.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2o ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 632.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Volume I. Trad. Ruy Oliveira. Lisboa: Edições 70, 1982, p. 256.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. Trad. Luiz Sérgio Henriques. 2o ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 126.
PAIS, José Machado. Consciência história e identidade: os jovens portugueses num contexto europeu. Oeiras: Celta Editora/S.E.J., 1999, p. 395.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981, p. 231.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.