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Interdisciplinaridade e formação docente
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Palavras-chave

Educação
Formação Docente
Interdisciplinaridade
Política educacionais.

Como Citar

HAHN, Alexandre José; CENTENARO, Junior Bufon. Interdisciplinaridade e formação docente. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 218–229, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i1.8652143. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652143. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Pesquisar sobre uma temática de tamanha envergadura e polissemia como a interdisciplinaridade não é uma tarefa simples, ainda mais quando ela está se constituindo em um campo de conhecimento próprio. Sendo assim, tocar no assunto exige cautela e rigorosidade intelectual, visto que a interdisciplinaridade não se resume apenas a uma ponte entre saberes como comumente é acatada. Não é uma questão de deslocamento, mas de vinculação, de atitude, de um olhar cruzado entre o que se sabe e o que se
pode aprender com outros sujeitos e outros saberes; em sua gênese, podemos explicitar que a interdisciplinaridade “busca uma nova forma de compreensão a respeito do conhecimento e sua produção” (p. 11). 

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8652143
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Referências

FAVERO, A.; TONIETO, C.; CONSÁLTER, E. (Orgs.). Interdisciplinaridade e formação docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018.

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4 ed. Campinas: Papirus, 1999.

SOMMERMAN, A. Objeto, método e finalidade da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, A. & FERNANDES, V. Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Barueri/SP: Manole, 2015, p. 165-212.

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