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Liberdade, segurança e polícia
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Contrato social
Estado
Polícia

Como Citar

BRITO, Fabiana Amaro de. Liberdade, segurança e polícia: uma abordagem filosófica sob a ótica contratualista. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 204–215, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8665787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665787. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda a instituição de órgãos de polícia como representantes do poder e da autoridade do Estado sob a ótica da filosofia, sobretudo no contexto do contrato social, fundamentada em revisão bibliográfica. Ainda que o homem tenha preterido sua liberdade natural em prol de uma liberdade assistida, e sendo a polícia um dos órgãos responsáveis por essa assistência, não há como afirmar que esse trabalho está correspondendo aos anseios da sociedade, sobretudo ao se analisar os índices de violência que a envolvem. Nesse sentido, a sociedade vem questionando a necessidade da existência dessas instituições, muitas vezes, inclusive, pedindo sua extinção.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8665787
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Referências

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