Política de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática

  • Isabel Cristina de Almeida Mantovani Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Silvia Regina Canan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Palavras-chave: Docência universitária. Formação continuada. Políticas públicas.

Resumo

As reflexões presentes neste artigo têm por tema as políticas de formação pedagógico‐didáticas para professores do ensino superior e qualidade do ensino e resultam de uma pesquisa desenvolvida numa Universidade Comunitária do Interior do Rio Grande do Sul, envolvendo docentes‐bacharéis que procurou responder: “É possível estabelecer relações entre a ausência de formação pedagógico‐didática dos docentes e de políticas definidoras dessa formação e a qualidade do ensino, no Ensino Superior?” Para responder a questão de pesquisa, procurou-se investigar se o programa pedagogia universitária, desenvolvido em serviço pode ser considerado como espaço que supre a falta de formação pedagógico‐didática, e se representa um fator positivo no que se refere à possibilidade de suprir a deficiência nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina de Almeida Mantovani, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Doutoranda em Ciências da Educação. Pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa.

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen.
Publicado
2016-01-18
Como Citar
Mantovani, I. C. de A., & Canan, S. R. (2016). Política de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática. Revista Internacional De Educação Superior, 1(2), 136-148. https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7427
Seção
Artigos