Política de formação para professores do ensino superior e qualidade de ensino: um estudo sobre o programa pedagogia universitária como possibilidade de qualificação docente na perspectiva pedagógico-didática

Isabel Cristina de Almeida Mantovani, Silvia Regina Canan

Resumo


As reflexões presentes neste artigo têm por tema as políticas de formação pedagógico‐didáticas para professores do ensino superior e qualidade do ensino e resultam de uma pesquisa desenvolvida numa Universidade Comunitária do Interior do Rio Grande do Sul, envolvendo docentes‐bacharéis que procurou responder: “É possível estabelecer relações entre a ausência de formação pedagógico‐didática dos docentes e de políticas definidoras dessa formação e a qualidade do ensino, no Ensino Superior?” Para responder a questão de pesquisa, procurou-se investigar se o programa pedagogia universitária, desenvolvido em serviço pode ser considerado como espaço que supre a falta de formação pedagógico‐didática, e se representa um fator positivo no que se refere à possibilidade de suprir a deficiência nesse campo.


Palavras-chave


Docência universitária. Formação continuada. Políticas públicas.

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DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7427

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Rev. Inter. Educ. Sup. [RIESup], Campinas (SP) - ISSN 2446-9424.