A presença da diferença negra e indígena na educação superior e o processo de ressignificação da universidade brasileira

Autores

  • José Bonifácio Alves da Silva Secretaria Estadual de Educação
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7428

Palavras-chave:

Educação superior e diversidade racial. Processo de ressignificação e universidade. Diferença negra e indígena

Resumo

O artigo traz uma discussão acerca das tensas relações de poder entre diferentes culturas na universidade. A academia e a ciência tornam-se alvos de problematização, pois são questionadas, sobretudo pela presença ativa de negros e indígenas em seu interior, enquanto invenções eurocentradas que concebiam/concebem as culturas brancas como as  únicas fontes  e identificações válidas para a produção do conhecimento e da verdade. Focalizamos, primeiramente, os elementos socioculturais constituintes da universidade e, posteriormente, mostramos os impactos da presença de negros e indígenas reivindicando espaços nas universidades. Essa presença como argumentaremos, ressignifica a universidade, pois os saberes/poderes dos grupos negros e indígenas infiltram-se nos saberes hegemônicos, colocando a hegemonia branca em xeque.

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Biografia do Autor

José Bonifácio Alves da Silva, Secretaria Estadual de Educação

Mestre e doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Coordenador pedagógico do ensino médio - Secretaria Estadual de Educação.

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Professor da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade – CNPq.

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Publicado

2016-01-18

Como Citar

SILVA, J. B. A. da; BACKES, J. L. A presença da diferença negra e indígena na educação superior e o processo de ressignificação da universidade brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 120–135, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v1i2.7428. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650526. Acesso em: 20 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos