A expansão do ensino superior no Brasil sob influência da declaração de Bolonha: primeiras aproximações

  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida UNOESC
  • Altair Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Declaração de Bolonha. Expansão do ensino superior. Políticas públicas na educação. Políticas de educação superior

Resumo

O presente artigo tem por intenção investigar se o atual cenário de expansão do ensino superior no Brasil reflete os princípios e diretrizes educacionais postas pela Declaração de Bolonha. O estudo parte da hipótese que as políticas atuais de expansão do ensino superior no país revelam influências mundiais em relação ao papel do Estado, das Universidades e dos Empresários, sendo um destes documentos a Declaração de Bolonha de 19 de junho de 1999. Desse modo, compreender o conteúdo deste documento nos daria alguns indicativos para compreender os pressupostos que orientam os contornos das políticas educacionais brasileiras dos últimos treze anos, tendo como referência os dados publicados pelo Ministério da Educação no período de 2000 a 2011. Os autores defendem a tese de que a expansão do ensino superior brasileiro protagonizado pela iniciativa privada reflete as proposições, mesmo que parciais, da Declaração de Bolonha, já que esta é uma tentativa de reforma do cenário educacional europeu com vistas a aumentar a competitividade no Sistema Europeu do Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, UNOESC

Possui doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é docente pesquisadora do PPGEdu da Unoesc, na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. É diretora da Rede Ibero-americana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIPPES sediada na Unoesc e diretora adjunta da Rede Internacional de Educação Superior - RIES sediada na FE da Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul - GEPPES - Sul.

Altair Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Coordena o projeto "Docência Universitária, política educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios". É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS) todos cadastrados no CNPq. É também avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010.

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS (Bolsista Capes/2010); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2009). Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/RS (2004). Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na Universidade de Passo Fundo/UPF. Grupos de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios.

Publicado
2016-01-18
Como Citar
Almeida, M. de L. P. de, Fávero, A., & Tonieto, C. (2016). A expansão do ensino superior no Brasil sob influência da declaração de Bolonha: primeiras aproximações. Revista Internacional De Educação Superior, 1(2), 182-198. https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7432
Seção
Artigos