Banner Portal
A expansão do ensino superior no Brasil sob influência da declaração de Bolonha: primeiras aproximações
PDF

Palavras-chave

Declaração de Bolonha. Expansão do ensino superior. Políticas públicas na educação. Políticas de educação superior

Como Citar

ALMEIDA, M. de L. P. de; FÁVERO, A.; TONIETO, C. A expansão do ensino superior no Brasil sob influência da declaração de Bolonha: primeiras aproximações. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 182–198, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v1i2.7432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650529. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por intenção investigar se o atual cenário de expansão do ensino superior no Brasil reflete os princípios e diretrizes educacionais postas pela Declaração de Bolonha. O estudo parte da hipótese que as políticas atuais de expansão do ensino superior no país revelam influências mundiais em relação ao papel do Estado, das Universidades e dos Empresários, sendo um destes documentos a Declaração de Bolonha de 19 de junho de 1999. Desse modo, compreender o conteúdo deste documento nos daria alguns indicativos para compreender os pressupostos que orientam os contornos das políticas educacionais brasileiras dos últimos treze anos, tendo como referência os dados publicados pelo Ministério da Educação no período de 2000 a 2011. Os autores defendem a tese de que a expansão do ensino superior brasileiro protagonizado pela iniciativa privada reflete as proposições, mesmo que parciais, da Declaração de Bolonha, já que esta é uma tentativa de reforma do cenário educacional europeu com vistas a aumentar a competitividade no Sistema Europeu do Ensino Superior.

https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7432
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.