A pedagogia universitária e a formação inicial do pedagogo em Três Lagoas – MS: resultados locais da política brasileira de expansão do ensino superior

  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janaína Montagner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria da Pena Santos de Souza
  • Wilma Massimino
Palavras-chave: Educação superior. Pedagogia universitária. Formação de professores.

Resumo

O artigo retrata a caracterização político-pedagógica assumida no âmbito da política de expansão da educação superior no Brasil, para a formação de professores. A investigação se apoia na análise da oferta do Curso de Pedagogia, do município de Três Lagoas, região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto resultado preliminar de uma pesquisa maior e institucional, vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, responde pelo objetivo de apontar a configuração da política de formação de professores, por meio da expansão e interiorização da oferta da educação superior em licenciatura. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta na análise documental, para a organização, leitura e interpretação dos dados apoiada na técnica da análise de conteúdo. Os dados foram levantados com suporte nas bases oficiais – MEC, INEP e site das IES pesquisadas, tendo por recorte temporal a oferta registrada no ano de 2015 e, a análise se estruturou a partir de categorias como tipologia institucional, modalidade institucional, modalidade jurídico-administrativa das instituições e período de oferta. A pesquisa aponta para a caracterização da expansão e interiorização da educação superior para a formação de professores, especialmente, para a formação em pedagogia, fundamentada nas matrizes de redução de custos, que no contexto pesquisado, responde por forte vinculação da oferta via instituições privadas, centrada na pedagogia do ensino e com predomínio da oferta na modalidade à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela UFPR; mestrado em Educação pela FURB. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Habilitado para o Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM Prof. Argemiro Machado Filho (Andradina -SP), Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB (Andradina - SP), Especialista em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Três Lagoas - MS) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (Presidente Prudente - SP). Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus deTrês Lagoas - MS. Pesquisador vinculado ao LEA/CPTL/ UFMS (Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem) e Coordenador do Laboratório de Ensino do Curso de Pedagogia (LABEPED) - CPTL/UFMS.

Janaína Montagner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus do Pantanal. Dedica-se aos estudos na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho e educação, fábrica e dualidade estrutural da educação. Foi membro do grupo de pesquisa GENTE (Grupo de Estudos Nucleados Trabalho e Educação), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como docente contratada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/ CPTL em Três Lagoas.

Publicado
2016-09-30
Como Citar
Giareta, P. F., Santos, V. L. F. dos, Montagner, J., Souza, M. da P. S. de, & Massimino, W. (2016). A pedagogia universitária e a formação inicial do pedagogo em Três Lagoas – MS: resultados locais da política brasileira de expansão do ensino superior. Revista Internacional De Educação Superior, 2(2), 311-327. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7608
Seção
Artigos