Banner Portal
A pedagogia universitária e a formação inicial do pedagogo em Três Lagoas – MS: resultados locais da política brasileira de expansão do ensino superior
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Pedagogia universitária. Formação de professores.

Como Citar

GIARETA, Paulo Fioravante; SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos; MONTAGNER, Janaína; SOUZA, Maria da Pena Santos de; MASSIMINO, Wilma. A pedagogia universitária e a formação inicial do pedagogo em Três Lagoas – MS: resultados locais da política brasileira de expansão do ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 311–327, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i2.7608. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650553. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo retrata a caracterização político-pedagógica assumida no âmbito da política de expansão da educação superior no Brasil, para a formação de professores. A investigação se apoia na análise da oferta do Curso de Pedagogia, do município de Três Lagoas, região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto resultado preliminar de uma pesquisa maior e institucional, vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, responde pelo objetivo de apontar a configuração da política de formação de professores, por meio da expansão e interiorização da oferta da educação superior em licenciatura. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta na análise documental, para a organização, leitura e interpretação dos dados apoiada na técnica da análise de conteúdo. Os dados foram levantados com suporte nas bases oficiais – MEC, INEP e site das IES pesquisadas, tendo por recorte temporal a oferta registrada no ano de 2015 e, a análise se estruturou a partir de categorias como tipologia institucional, modalidade institucional, modalidade jurídico-administrativa das instituições e período de oferta. A pesquisa aponta para a caracterização da expansão e interiorização da educação superior para a formação de professores, especialmente, para a formação em pedagogia, fundamentada nas matrizes de redução de custos, que no contexto pesquisado, responde por forte vinculação da oferta via instituições privadas, centrada na pedagogia do ensino e com predomínio da oferta na modalidade à distância.
https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7608
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.