O curso de Letras como agência de letramento literário para estudantes ingressantes e concluintes

  • Rita Pabst Martins Universidade da Região de Joinville
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville
Palavras-chave: Agência de letramento literário. Curso de Letras. Formação inicial.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento literário, caracterizando-se (ou não) como agência de letramento. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, Cosson (2012) e Paulino (2010). Como principais resultados destacam-se a percepção de que o Curso de Letras não contribuiu para a germinação do gosto pela literatura, mas para o seu refinamento e para a ampliação do repertório. Também contribuiu para a decisão (ou não) pela docência. No que se refere ao desenvolvimento do gosto pela literatura, há indicações explícitas de ações de professores em particular, o que, no entanto, não é generalizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Pabst Martins, Universidade da Região de Joinville
Mestre em Educação, professora de Língua Portuguesa e Literatura e Inglês em escola pública.
Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Geral, Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento e de formação de professores.

Publicado
2016-09-30
Como Citar
Martins, R. P., & Koerner, R. M. (2016). O curso de Letras como agência de letramento literário para estudantes ingressantes e concluintes. Revista Internacional De Educação Superior, 2(2), 328-340. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7606
Seção
Artigos