Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali

  • Kátia Naomi Kuroshima Universidade do Vale do Itajaí
  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajai
  • Marlete dos Santos Dacoreggio Universidade do Vale do Itajaí
  • Claudia Kuinta Dias Hohmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Sueli Petry da Luz Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Formação continuada no ensino superior. Papel do formador. Formação para os pares.

Resumo

Este relato de experiências apresenta o olhar de cinco formadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI, ao Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior dessa instituição, doravante FC-UNIVALI. O objetivo geral visa destacar experiências relevantes de docentes profissionais formadoras com seus pares no referido Programa. Os objetivos específicos são: refletir sobre o seu significado; identificar os aspectos positivos; descrever conflitos, tensões e dificuldades e, apresentar aspectos indispensáveis das formadoras no ato da formação. As razões norteadoras para elaboração do artigo são: ser formadora da FC-UNIVALI é desafiador, principalmente, por ser um trabalho com seus pares; a necessidade de se socializar experiências, sobre a atuação de formadoras, dada as poucas publicações. A partir dos conteúdos desenvolvidos, neste artigo, tem-se, como consideração final, que ser formadora é exercitar e transitar no campo das atitudes, habilidades e competências da docência, do ser professor reflexivo e pesquisador, dialogando e superando os desafios e enfrentamentos pedagógicos, em prol do desenvolvimento humano, social e da qualidade do ensino superior, estabelecido numa política de ensino institucional. Espera-se que este artigo contribua com outras reflexões, estudos e pesquisas sobre o papel do formador nesse tipo de formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Naomi Kuroshima, Universidade do Vale do Itajaí
Professora da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar-CTTMar. Vice coordenadora e  pesquisadora do GEPES/GIEPES - UNIVALI. Doutora em Química (área de Química Orgânica) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.
Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajai

Pós-doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG) 2013. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Especialização em Supervisão Educacional pela PUC MG (1991). Formação Inicial em Ciências Biológicas pela FURB (1977) e Pedagogia - Supervisão Escolar pela UNIVALI (1989). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS, vincualdo ao PPGE da Univali e GEPES/UNIVALI Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/Univali - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental (EA) atuando principalmente nos seguintes temas: Prática docente; formação  inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica; formação inicial e continuada de educadores ambientais na escola e na universidade; políticas públicas para EA metodologia de ensino, orientações metodológicas, produção e avaliação de atividades e materiais pedagógicos. Na área da formação geral em educação tem como foco: processos de ensino e aprendizagem, planejamento educacional, propostas curriculares para a Educação Básica (Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio. EJA); estratégias de ensino; currículo, avaliação escolar. Assessoria e consultoria na elaboração de Propostas Curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos em diversas redes de ensino na área das ciências da natureza.

 
Marlete dos Santos Dacoreggio, Universidade do Vale do Itajaí
É Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí e da Faculdade Sinergia/Navegantes-SC. Tem experiência na área da Educação e presta assessoria à Redes Municipais de Educação para a construção de Projetos Pedagógicos, Sistema Municipal de Ensino, Legislação Educacional e Diretrizes e Propostas Curriculares Municipais. Atua na Formação de Educadores com Planejamento, Projetos Didáticos, Projetos de Pesquisa, Currículo, Competências curriculares e Avaliação.
Claudia Kuinta Dias Hohmann, Universidade do Vale do Itajaí
Pós-Doutora em Educação (2013), pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, PPGA, da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação, pela Universidade de León/ ULE/Espanha(2004),com título revalidado pela UFBA (2005). Pós Graduação em Psicopedagogia com ênfase nas Dificuldades de Aprendizagem - FCLPAA-SP (1996); Pós Graduação em Educação com ênfase em Educação de Jovens e Adultos - UCPEL-RS (1992); Graduada em Pedagogia com habilitação em Psicologia Educacional pela Fundação Universidade do Rio Grande- FURG/ RS (1984). Atuou como professora/orientadora convidada na Universidade Nacional Autónoma de México - UNAM (2012) no Programa Formación Mediante Creatividad, para docentes das escolas normais do México. Atua como membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - INEP/SINAES. Membro integrante do Conselho Estadual de Educação CEE/SC. Membro integrante da Comissão Regional - ad hoc- do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/FUMDES. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Geral; Educação Superior e Formação de Docentes para a Educação Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Formação de Professores, Métodos e Técnicas de Ensino e Dificuldades de Aprendizagem.
Sueli Petry da Luz, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP) - Universidade Estadual de Campinas – 2007. Mestre em Educação, área de concentração em Ensino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS) 1982. Graduada - bacharelado (1970) e licenciatura (1971) em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em Florianópolis SC). Especialização em Formação contemporânea para o ensino na área da saúde, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em Itajaí (SC) 2016. Especialização à distancia em Educação Continuada em Avaliação Institucional, pelo Instituto Superior de Brasília - ISB, Brasília (DF) 1990. Especialização em Administração Universitária, pela Organização Universitária Interamericana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) , Université du Québec e York University. em 1990. Especialização em Administração escolar, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, em 1985. Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade de Brasília (DF), em 1974. Atuou na área da administração universitária, como Pró-Reitora de Graduação (13 anos), Superintendente Acadêmica (2 anos),na Universidade do Vale do Itajaí e Chefe do Setor de Pesquisa  na Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí - FEPEVI , EM Itajaí (SC) ; Coordenadora Geral dos Cursos Regulares, Coordenadora do curso de Pedagogia e chefe de Departamento no Centro de Ensino Superior, da Fundação de Ensino para o Desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina - FUNDESTE , hoje Universidade Regional de Chapecó (SC). No ensino superior exerceu atividades relacionadas à prática docente relacionada às disciplinas de Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica. Atuou no ensino básico e médio.

Publicado
2016-09-30
Como Citar
Kuroshima, K. N., Pereira, Y. C. C., Dacoreggio, M. dos S., Hohmann, C. K. D., & Luz, S. P. da. (2016). Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali. Revista Internacional De Educação Superior, 2(2), 366-381. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7618
Seção
Relato de experiências