Banner Portal
Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali
PDF

Palavras-chave

Formação continuada no ensino superior. Papel do formador. Formação para os pares.

Como Citar

KUROSHIMA, Kátia Naomi; PEREIRA, Yára Christina Cesário; DACOREGGIO, Marlete dos Santos; HOHMANN, Claudia Kuinta Dias; LUZ, Sueli Petry da. Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 366–381, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i2.7618. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650556. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este relato de experiências apresenta o olhar de cinco formadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI, ao Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior dessa instituição, doravante FC-UNIVALI. O objetivo geral visa destacar experiências relevantes de docentes profissionais formadoras com seus pares no referido Programa. Os objetivos específicos são: refletir sobre o seu significado; identificar os aspectos positivos; descrever conflitos, tensões e dificuldades e, apresentar aspectos indispensáveis das formadoras no ato da formação. As razões norteadoras para elaboração do artigo são: ser formadora da FC-UNIVALI é desafiador, principalmente, por ser um trabalho com seus pares; a necessidade de se socializar experiências, sobre a atuação de formadoras, dada as poucas publicações. A partir dos conteúdos desenvolvidos, neste artigo, tem-se, como consideração final, que ser formadora é exercitar e transitar no campo das atitudes, habilidades e competências da docência, do ser professor reflexivo e pesquisador, dialogando e superando os desafios e enfrentamentos pedagógicos, em prol do desenvolvimento humano, social e da qualidade do ensino superior, estabelecido numa política de ensino institucional. Espera-se que este artigo contribua com outras reflexões, estudos e pesquisas sobre o papel do formador nesse tipo de formação. 

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7618
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.