Teoria crítica de currículo em Giroux como enfrentamento do espaço de reprodução na formação continuada de professores

  • Rudinei Barichello Augusti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Teoria crítica. Currículo em Giroux. Formação continuada de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a Teoria Crítica e sua construção a partir da Escola de Frankfurt, o Currículo em Giroux, a Formação continuada de professores, suas implicações teóricas-bibliográficas e, por fim, como ocorre o enfrentamento da reprodução no âmbito da formação continuada de professores. Apresenta os teóricos da Escola de Frankfurt, com sua centralidade nas questões curriculares analisadas por Henry Giroux. Discute a importância da Teoria Crítica como elemento central no Currículo de Formação continuada de professores, bem como o enfrentamento da reprodução a partir da racionalidade técnica. Por último, cabe dizer, na perspectiva da reflexão crítica, que os professores avançam em um processo de enfrentamento quando superam a racionalidade técnica por meio da reflexão sobre sua prática e sua formação continuada a partir da pesquisa-ação..

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Biografia do Autor

Rudinei Barichello Augusti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Licenciatura Plena em Filosofia com habilitações em Filosofia, Psicologia e Sociologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2003. Mestre em Educação nas Ciências - sub-área de Filosofia - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2009. Atualmente é Doutorando em Educação nas Ciências pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2016. Experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Metodologia da Pesquisa, Filosofia da Educação, Tecnologias aplicadas à Educação, Ética, Antropologia, Direitos Humanos, Ensino-aprendizagem . Atua principalmente na Docência em Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Teorias de Estado, Comportamento Organizacional, Formação Inicial e Continuada de Professores e Educação/gestão ambiental. Atua no Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, bem como Pós-graduação, Extensão e Pesquisa.
Publicado
2017-06-29
Como Citar
Augusti, R. B. (2017). Teoria crítica de currículo em Giroux como enfrentamento do espaço de reprodução na formação continuada de professores. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 255-269. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7717