Banner Portal
Estratégias de diálogo com o estranhamento no começo da vida universitária: políticas de acolhimento e permanência na Universidade Federal do Sul da Bahia
PDF

Palavras-chave

Ações Afirmativas. Semana de Acolhimento. Calouro.

Como Citar

FERREIRA, Sandro Augusto Silva. Estratégias de diálogo com o estranhamento no começo da vida universitária: políticas de acolhimento e permanência na Universidade Federal do Sul da Bahia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 291–307, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650605. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As transformações recentes na Universidade Pública, especialmente quanto as políticas de ingresso por meio das Ações Afirmativas, geram um conjunto de desafios na promoção da permanência material e simbólica na universidade. Além dos programas de assistência estudantil voltadas ao apoio pecuniário, tem se tornado necessário um conjunto de novas intervenções voltadas ao acolhimento e produção de afiliação aos novos estudantes, na sua maioria oriundos de famílias sem histórico de formação universitária. Neste sentido as atividades de recepção e orientação nos primeiros dias, e as ações de combate ao trote e outras violências assume importante papel na construção de trajetórias de sucesso na universidade. Este artigo avalia o modelo adotado pela Universidade federal do Sul da Bahia na recepção aos alunos da sua segunda turma. Avalia também a potencialidade deste mecanismo de afiliação para o sucesso dos diversos programas de ações afirmativas.
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7757
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.