Banner Portal
O ENADE diante da formação docente universitária e o conhecimento científico
PDF

Palavras-chave

Desempenho acadêmico. Exame Nacional do Ensino Superior. Formação docente universitária.

Como Citar

BLEICHVEL, Rita de Cássia. O ENADE diante da formação docente universitária e o conhecimento científico. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 322–335, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i2.7738. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650607. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo faz parte das discussões sobre a pesquisa que teve como objetivo analisar que as reais possibilidades e impactos do Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE) no sentido da reavaliação correspondente à formação docente universitária e consequentemente, desempenho acadêmico. A pesquisa foi realizada através de abordagem qualitativa, no formato de estudo de caso, por se tratar da especificidade da centralidade das ações e significados que as mesmas trazem no contexto universitário em relação à avaliação externa. E assim, os instrumentos foram a entrevista semiestruturada, o questionário de questões abertas e consultas em registros do Enade que já estão publicados e fizeram parte como dados legais, retirados de sítios oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o levantamento dos resultados de 2004 a 2014. Os instrumentos da pesquisa foram aplicados para coordenadores/as, professores/as docentes e acadêmicos/as de três instituições de ensino superior de Lages/SC. A relevância desta pesquisa se justifica pela dimensão das proporções que a Avaliação Nacional assumiu no contexto universitário, tanto no que diz respeito aos resultados divulgados pelo Ministério da Educação/INEP, quanto ao destaque que a mesma possui em relação à formação docente universitária. Os resultados da pesquisa demonstraram que as reais possibilidades e impactos da formação docente estão pouco relacionados ao desempenho acadêmico do Enade, enquanto avaliação de amplitude nacional.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7738
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.